RECEITA

Omelete suflê

Uma dica prática para aliviar o mal-estar e continuar a sambar, é consumir pratos à base de ovos. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 19/02/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 2 ovos
  • ½ colher de azeite
  • sal a gosto
  • Pimenta do reino ralada na hora a gosto
  • Folhas verdes para decorar

Molho de queijo

  • ? de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • noz-moscada ralada na hora a gosto

Carnaval e álcool sempre andaram juntos. Assim, a data frequentemente é relacionada com o alto consumo de bebidas. Que o álcool deixa a pessoas mais alegres e descontraídas, todo mundo sabe. Mas poucos conhecem a verdadeira extensão do seu efeito após a ingestão. Parte do álcool é absorvida no estômago e o restante no intestino delgado. Depois da absorção, ele cai na corrente sanguínea e vai para o fígado, onde é metabolizado e excretado. Daí decorre a temível ressaca, conjunto de sintomas mentais e físicos que se caracterizam por desidratação, aumento da atividade no fígado (para eliminar o álcool do sangue) e alterações do sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulante.

Uma dica prática para aliviar o mal-estar e continuar a sambar, é consumir pratos à base de ovos. Antes, durante e depois. O ovo é o alimento mais completo para essa situação. Ele pode evitar que a bebida potencialize efeitos indesejáveis.

Fazer refeições que contenham ovos antes de beber retarda a absorção do álcool pelo organismo, porque o alimento é rico em proteínas e gorduras boas, dos tipos mono e poli-insaturadas, explicam  os nutricionistas. Boa pedida é a omelete que vai proporcionar saciedade, retardar a absorção do álcool, contribuir com as vitaminas do complexo B que ajudam o funcionamento do fígado. 

Primeiro você prepara o molho. Numa tigela pequena dissolva o amido em ¼ de xícara (chá) do leite. Leve uma panelinha com o restante do leite ao fogo baixo. Quando surgirem as primeiras bolhas, tempere com a noz-moscada e junte o queijo aos poucos, mexendo com uma espátula para derreter. Adicione a mistura de leite com amido e mexa por mais dois minutos até engrossar. Reserve numa molheira.

Em seguida, quebre num pires um ovo de cada vez, transferindo as gemas para uma tigela média e as claras para outra um pouco maior. Tempere as gemas com uma pitada de sal e bata com batedor de arame por cerca de dois minutos, até ficarem mais claras e levemente aeradas. Se gostar, neste momento agregue a pimenta. Tempere as claras com uma pitada de sal e bata por cerca de cinco minutos, até que fiquem bem firmes. Junte metade das claras em neve às gemas e misture com uma espátula de silicone para incorporar. Adicione o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder a aeração.

Leve ao fogo médio para aquecer uma frigideira de 24 cm de diâmetro. Regue com ½ colher (sopa) de azeite e disponha delicadamente os ovos batidos. Com a espátula acomode os ovos, sem achatar a superfície para não perder o volume. Tampe e deixe cozinhar por seis minutos – a omelete vai crescer, firmar e ficar opaca. Não abra antes de cinco minutos para verificar o ponto, assim você não correrá o risco dela murchar.

Para servir, transfira-a da frigideira para o prato, usando a espátula. Dobre ao meio sem pressionar. Esta é a verdadeira omelete suflê. Sirva imediatamente com o molho de queijo e as folhas de rúcula.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.