RECEITA

Salada grega

Os gregos adoram queijo feta, que faz parte de sua alimentação diária. Ele acompanha refeições e é usado na preparação de diversos pratos. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 05/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 1 pepino japonês 
  • 3 tomates maduros
  • 1 cebola roxa pequena
  • ½ xícara (chá) de queijo feta
  • 1 xícara (chá) de azeitonas pretas
  • Azeite para regar
  • Folhas de hortelã a gosto
  • ½ limão
  • Sal a gosto 

Os gregos adoram queijo feta, que faz parte de sua alimentação diária. Ele acompanha refeições e é usado na preparação de diversos pratos, como esta salada que aqui sugerimos para o verão, pois é leve e fresca. Como não é fácil encontrar o feta por aqui, podemos substituí-lo pelo brie, o canastra meia cura, até mesmo a ricota. Mas vale a pena conhecer um pouco sobre o feta e sua singularidade.

Na Grécia, ovelhas e cabras não vivem em espaços fechados nem consomem alimentos específicos, tipo ração. Crescem livremente e alimentam-se da vegetação das montanhas, entre rochedos, em colinas ou áreas planas. Os rebanhos têm de andar de um lado para o outro e, por vezes, percorrem grandes distâncias. Assim, acabam encontrando maior quantidade e diversidade de vegetação. Tal mobilidade ajuda-os a se alimentarem de vegetais variados e perfumados. A Grécia é rica em ervas aromáticas. Esses sabores são levados para o leite e, óbvio, para o queijo. Por esta razão, o feta guarda o sabor particular das regiões onde é produzido.

Outra particularidade vem do fato de ser ele colocado em recipientes de madeira para maturar, o que ocorre em duas fases. Primeiro, fica 15 dias sob condições de temperatura e humidade controladas. Depois vai para refrigeradores com uma temperatura estável e duração superior a 30 dias. O uso de conservantes não é permitido.

Alguns países tentaram fazer uma imitação do feta usando leite de vaca misturado ao de cabra.  Não deu muito certo. Para obter a cor branquinha característica, tiveram que usar corantes; mesmo assim ele logo ficava amarelo. Por outro lado, o leite de vaca é gordo e o queijo produzido com ele contém mais gordura, o que interfere no gosto. Por fim, tornou-se inviável o uso de ervas e arbustos só encontrados nas terras gregas. Mesmo sem  acesso fácil ao feta, podemos usar o queijo disponível  para preparar uma salada grega nestes dias quentes de verão tropical.

Comece pelos tomates, cortando-os em oito fatias. Tempere-os com sal e deixe escorrendo numa peneira por meia hora. Eles vão desidratar e ficar mais enxutos. Enquanto isso, corte as pontas do pepino, sem descascar, e passe o garfo por sua superfície. É um truque para que ele absorva os temperos.  Depois, corte no comprimento e, em seguida, em meia-lua. Reserve. As cebolas devem ser cortadas em plumas e mergulhadas na água gelada por dez minutos. E as folhas de hortelã, rasgadas com os dedos, sem entrar em contato com metal, para que mantenham o aroma. Reúna numa tigela pepino, tomates, cebolas escorridas e azeitonas. Tempere com sal, hortelã, azeite e o suco de limão. Misture bem, mas rapidamente. Coloque em saladeira, salpique o queijo cortado em cubinhos e sirva.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.