RECEITA

Cake de abobrinha

Abobrinhas são mais gostosas quando menores, de cor verdinha e brilhante, textura firme. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 29/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas tipo italiano 
  • 3 ovos
  • ½ copo (americano) de óleo
  • ½ copo (americano) de leite
  • 1 colher (café) de sal
  • 150 gramas de queijo
  • 1 colher (café) de orégano
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento

Abobrinhas são mais gostosas quando menores, de cor verdinha e brilhante, textura firme. Com o passar do tempo perdem a firmeza e corre-se o risco de que amarguem ao serem preparadas. Uma dica para conservá-las por mais tempo na geladeira é passar um pano úmido antes de armazená-las e só lavar na hora de usar. 

Estamos na melhor época para comprar abobrinhas, cuja safra já começou e vai até abril. Este legume que se faz tão presente no cotidiano da mesa do sudeste é dos mais apreciados. Elas vão bem em saladas, por conta de seu sabor suave e fresco, bem-vindo no verão. Batidinhas na ponta da faca e refogadas, pedem em geral pimenta-do-reino, embora alguns adicionem cominho, noz-moscada ou páprica. Grelhada na frigideira fica mais crocante e com o sabor chamuscado, do agrado de muitos. Assada no forno bem quente, depois de cortada em fatias grossas, ganha sabor adocicado e cor dourada. E ainda pode substituir o espaguete quando passada no ralo grosso e envolvida por molho de tomates. A abobrinha é muito versátil. Em todos esses preparos, melhor temperar no final, porque soltam muita água. Uma pitada a mais de sal pode estragar o prato. Cuidado!

Se você já conhece todas essas possibilidades e está em busca de alguma novidade, que tal experimentar os cakes? Eles são assados e ficam sequinhos por fora; mas como levam ovos e leite, permanecem úmidos por dentro. O queijo ajuda a dar liga e concentrar sabor. Tanto podem ser uma “mistura” no almoço ou jantar, como são bem recebidos na hora do lanche. de preparo

Lave as abobrinhas. Se forem bem novas, nem precisam ser raspadas. Passe pelo ralo na parte grossa, descartando o miolo. Coloque a abobrinha ralada no copo do liquidificador. Quebre os ovos numa tigelinha para se certificar de que estão frescos e junte-os. Acrescente óleo, leite, sal, orégano e queijo. Este pode ser parmesão, muçarela ou minas. Cada um deles confere gosto especial, então que se escolha o preferido (ou o que estiver mais à mão...). Bata por três minutos ou até que a massa fique homogênea.  Retire do liquidificador e leve-a para uma tigela. Adicione aos poucos a farinha de trigo e misture bem. Por fim acrescente o fermento lentamente com uma colher. Coloque em forminhas de cupcake ou de empada, previamente untadas e polvilhadas com farinha, e asse em forno preaquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos. Desenforme quando mornos.

Em tempo: preencha apenas 2/3 das formas, porque a massa cresce.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.