RECEITA

Um bolo de Natal

Veja a refeita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 04/12/2022 | Tempo de leitura: 4 min
Especial para a Sampi

Ingredientes
Massa

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • ½ xícara de leite
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó 

Frutas

  • 2 colheres (sopa) de frutas cristalizadas
  • 2 colheres (sopa) de uvas passas brancas
  • 1 colher (sopa) de nozes picadas
  • 1 colher (sopa) de amêndoas picadas
  • 1 colher (sopa) de damasco picado
  • 2 colheres (sopa) de maisena

Fondant

  • 1 ½ xícara de açúcar impalpável 
  • ½ xícara (chá) de suco de limão
  • 1 figo em calda
  • 1 pêssego em calda

À parte o aspecto religioso, cada família tem seu modo de comemorar o Natal. Há os que encomendam ceias e almoços prontos pois não gostam ou não têm tempo de cozinhar. Mas quem curte a cozinha, e eu me incluo nessa tribo, busca nos seus cadernos uma receita nova, o sabor ainda não provado, aquela apresentação bonita. Ou repete o que dá certo, para agrado de todos. Alguns itens, no meu caso, não podem faltar. O bolo, por exemplo.

 Meu bolo de Natal tem de ser de massa leve e perfumada pela baunilha e raspinhas de laranja.  Coloco frutinhas secas na medida certa, bem distribuídas, nada de ficarem ancoradas no fundo. Cobertura de fondant de limão numa decoração despojada que agrade ao meu lado infantil. Forma redonda, claro. Ah, é uma delícia.

A massa é básica e pode ser usada quando se pretende um bolo simples, para tomar com café ou chá. Havia me esquecido dela, resgatei-a para preparar a delícia que se vê na foto. Às vezes deslembro receitas boas e versáteis... Esta de que falo é batida em liquidificador; tem mais prática? Leva poucos ingredientes. E as frutas a serem usadas podem variar segundo a sua escolha ou de acordo com o que se tem em casa. Olhe nos seus potinhos na despensa. Pode ser que encontre restos de frutas cristalizadas, nozes, amêndoas, uvas passas, damascos, tâmaras. Foi o que encontrei e utilizei para meu bolo que é um ensaio do que farei para a semana do Natal, quando sempre tem gente chegando para um abraço.  Na cobertura, descobri um figo e um pêssego em calda na geladeira e me apeteceu usá-los na decoração, o que até deu um toque de Copa pelo verde e amarelo, vejam só... Mas não são imprescindíveis. Cada um decora com o que achar melhor. Ou não decora, deixa só o fondant. Este não pode faltar; acho que descaracteriza o bolo natalino. Pelo menos no meu conceito.

Vamos lá.  Separe primeiro as frutas e envolva-as em maisena. Esse é o truque para que não afundem na massa. Se suas frutas cristalizadas estiverem muito ressecadas, mergulhe-as por meia hora em guaraná (ou água morna) e depois escorra. Isso é válido para as uvas passas também. Quebre as nozes e amêndoas em quatro. Ligue o forno em temperatura alta (180 graus) e unte com óleo a forma, polvilhando-a depois com farinha. Passe à massa. No copo do liquidificador coloque o açúcar, o óleo, os ovos. Bata por dois minutos. Desligue e junte o leite. Bata um minuto. De novo, desligue e junte o creme de leite. Bata mais um minuto. Reserve. Reúna numa vasilha a farinha, o fermento, uma pitada de sal. Mexa e peneire para uma tigela. Faça um buraco no meio e vá juntando e mexendo o líquido aos poucos, até obter uma massa lisa. 

Na forma untada e polvilhada com farinha coloque um terço de massa. Salpique em cima metade das frutas envolvidas pela maisena. Coloque a segunda parte da massa e sobre ela distribua o restante das frutas. Cubra com o que resta da massa, alise bem. Dê umas batidinhas no fundo da forma para eliminar o ar e leve ao forno já quente. Asse por quarenta minutos. Ou até que ao testar com palito este sair limpo do interior do bolo. Retire para uma grade e espere esfriar.

Enquanto o bolo esfria, prepare a cobertura. Esprema limões para obter meia xícara (chá) de suco. Coloque numa vasilha o açúcar impalpável. Na falta deste, bata açúcar refinado no liquidificador até que uma fumacinha indique que ele ficou finíssimo, o que deve levar dois minutos. Sobre este açúcar colocado numa tigelinha vá regando o suco de limão e mexendo até formar uma calda grossa. Espalhe-a sobre o bolo desenformado e decore a gosto

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Maria
    06/12/2022
    Gostei