Entretenimento

Música de O Rappa aparece entre as mais tocadas em espaços públicos nos últimos 10 anos

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
BANDA Formada em 1993 no Rio de Janeiro, O Rappa ganhou visibilidade por suas letras de forte cunho social (Foto: Divulgação)
BANDA Formada em 1993 no Rio de Janeiro, O Rappa ganhou visibilidade por suas letras de forte cunho social (Foto: Divulgação)

ROCK BRASILEIRO Composição de Yuka, Falcão, Meneses, Farias e Lobato é a única representante do rock na lista

No dia 07 de outubro foi comemorado o Dia do Compositor no Brasil e, por conta disso, foi liberada uma lista com mais de 20 músicas mais tocadas em espaços públicos do país, ou seja, músicas que mais arrecadaram direitos autorais. O Rappa aparece com único grupo de rock do rancking.

O top 20 das músicas que foram mais executadas em locais públicos nos últimos 10 anos foi elaborada pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). O intuito da instituição com esse levantamento especial sobre a distribuição de direitos autorais aos compositores foi fazer uma homenagem a todos que usam a inspiração para escrever músicas no país.

O Ecad confirma que entre 2011 e 2020, dos valores distribuídos por eles em direitos autorais a titulares de músicas nacionais e estrangeiras de todas as categorias – compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos – 51% foram destinados aos compositores. Desses, 66% foram distribuídos aos autores nacionais. Já no ano passado, dos valores repassados aos autores, 67% foram destinados aos nacionais.

PESCADOR DE ILUSÕES

A preferência por músicas nacionais destacada pelo Ecad pode ser conferida também no ranking publicado, que é quase que totalmente dominado pelo sertanejo. Para além desse estilo, apenas O Rappa aparece como representante do rock, colocando “Pescador de Ilusões” na 15ª posição do Top 20, ficando na frente de artistas como Simone e Simaria, Ed Sheeran, Zé Neto & Cristiano e Latino.

“Pescador de Ilusões” foi lançada pela banda liderada por Marcelo Falcão em 1996, no primeiro álbum dos caras, o “Rappa Mundi”. A autoria da faixa é creditada aos membros do grupo: Alexandre Meneses, Falcão, Marcelo Yuka, Lauro Farias e Marcelo Lobato.

“Rappa Mundi”, trabalho que apresentou a banda ao Brasil, foi produzido por Liminha  e, além de Pescador de Ilusões”, também emplacou outros sucessos de O Rappa como “A Freira” , “Hey Joe” e “Vapor Barato”, composição de Jards Macalé que ficou famosa na voz de Gal Gosta.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários