Araçatuba

Os 94 anos de Laura Cardoso, uma das maiores atrizes do Brasil

Por Redação |
| Tempo de leitura: 4 min
Crédito da foto: Divulgação/O Globo
Crédito da foto: Divulgação/O Globo

Ícone da teledramaturgia, a atriz recebeu homenagens de diversos
colegas de profissão e profissionais da televisão e do teatro,
em comemoração à longevidade e carisma

Bryan Belati

O ano de 2021 foi triste pelas perdas que a teledramaturgia brasileira sofreu, com nomes como Nicette Bruno, Eva Wilma e Orlando Drummond. Mas, felizmente, uma das maiores atrizes brasileiras continua invicta e com uma longevidade admirável. É o caso de Laura Cardoso, que completou 94 anos na última segunda-feira (13). Diversos atores e atrizes prestaram homenagens, como Ary Fontoura, Drica Moraes e Andreia Horta.

A estrela da televisão já atuou em diversas produções, na telinha e no teatro, ao lado de divas que já não estão entre nós. Amiga e confidente de Hebe Camargo, Laura Cardoso é o símbolo de que a idade não tem importância quando se tem talento, garra e amor por aquilo que se dedica.

Em reportagem especial, a Folha da Região homenageia a artista e conta sua história de vida, bem como sua trajetória profissional até se tornar uma das maiores atrizes dos últimos tempos, título que recebe atualmente.

 HISTÓRIA

Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni, mais conhecida como Laura Cardoso, é uma atriz brasileira. Nascida em 13 de setembro de 1927, na capital paulista, filha de imigrantes portugueses, teve uma infância simples ao lado da família.

Pioneira da televisão no Brasil, Laura atuou em teleteatros, séries e telenovelas desde a década de 1950, na extinta TV Tupi. Ela estreou em 1952, aos 23 anos, com a obra '' Tribunal do Coração'', e posteriormente em várias emissoras.

É uma das atrizes que mais atuou no país, com mais de 100 trabalhos em seu currículo, incluindo mais de 60 novelas. Também fez 30 longas-metragens para o cinema. Em 2002, ganhou o Troféu Mário Lago pelo conjunto de sua obra na televisão.

Laura Cardoso é uma atriz brasileira, filha de imigrantes portugueses e considerada a dama da televisão brasileira

É viúva do ator, roteirista, diretor e produtor de televisão Fernando Balleroni com quem teve duas filhas: Fátima e Fernanda. Em novembro de 2006, Laura recebeu do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a Ordem do Mérito Cultural, concedida a personalidades e instituições que se destacam por sua contribuição à cultura brasileira.

 É considerada uma das maiores atrizes brasileiras de to dos os tempos, estando em atividade desde a década de 1940. Começou a atuar com 15 anos na Rádio Cosmos, em São Paulo, quando iniciou sua carreira.

Ganhou notoriedade nas telenovelas, no cinema e no teatro brasileiro. Laura Cardoso, com 77 anos de carreira e 92 de vida, é uma lenda viva da dramaturgia e uma das atrizes mais premiadas do Brasil, com prêmios nacionais e internacionais, ganhando 39 das 56 indicações a troféus como melhor atriz.

É também uma das atrizes com mais idade a exercer a profissão, superada apenas pela comediante Dercy Gonçalves, que morreu aos 101 anos em 2008. Atualmente, Laura Cardoso carrega o posto de atriz que mais fez telenovelas no Brasil e no mundo, chegando com A Dona do Pedaço, de Walcyr Carrasco, exibida no horário nobre atual da Rede Globo, à sua 63? telenovela. De 1997 a 2012, a atriz Ana Rosa era quem detinha esse título.

 IMPÉRIO

A atual novela transmitida no horário nobre da TV Globo é “Império”, da qual Laura Cardoso também integra o elenco. Sua personagem, Jesuína, é a suposta mãe de Maurílio, personagem interpretado por Carmo Dalla Vecchia.

TELINHA Laura Cardoso está no ar como Jesuína na reprise de "Império", atualmente transmitida pela TV Globo no horário nobre da televisão. Crédito da foto: Divulgação/TV Globo

Nos próximos capítulos, o comendador José Alfredo Medeiros irá visitar a senhora na cidade onde mora, São João Del-Rei, no estado de Minas Gerais. A visita se dá pois o imperador das jóias quer saber mais sobre o passado de seu inimigo.

Mas, ao chegar lá, Jesuína dirá que seu filho está morto, e de fato está. Somente ao final da trama que o comendador descobrirá que na realidade é Silviano, seu mordomo, que é o mandante de todas as armações contra ele e sua família, e que o funcionário apenas utilizou a história do falecido Maurílio para esconder o passado do personagem de Dalla Vecchia.

Depois de Império, gravada em 2014, Laura Cardoso participou de outras 4 novelas, sendo elas: Boogie Oogie (2014), Sol Nascente (2016), O Outro Lado do Paraíso (2017) e A Dona do Pedaço (2019).

VACINA

 A atriz Laura Cardoso se vacinou contra a Covid-19 em fevereiro, em São Paulo. A grande dama da TV brasileira foi a um posto de vacinação na Zona Oeste da capital, acompanhada do bisneto Fernando Faria Balleroni. “Voltar para casa, continuar a vida mais segura - apesar de ser a primeira dose - e continuar com os cuidados que o pessoal da saúde pede", declarou a estrela ao Gshow.

Com a imunização, Laura Cardoso entrou no seleto grupo de artistas de mais de 90 anos que já se vacinaram contra a Covid-19 em São Paulo e no Rio de Janeiro. O grupo já tem a atriz Fernanda Montenegro, o ator Lima Duarte e a cantora Elza Soares.

IMUNIZADA Atriz tomou a primeira dose da vacina anti-covid em fevereiro. Crédito da foto: acervo pessoal

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários