Araçatuba

Amigas formam grupo em aplicativo para incentivar reeducação alimentar e emagrecimento no período pós-pandemia

Por Redação |
| Tempo de leitura: 3 min

Depois de passar quase cinco meses com restrições em sua rotina por causa do novo coronavírus, a empresária Daniela Zacarias, 39, sentiu dificuldades para manter hábitos alimentares saudáveis. "Com a ansiedade desse período passei a comer mais e o resultado apareceu na balança", comenta.

Ela, que já havia passado por consulta médica e seguia uma dieta balanceada, conta que várias amigas também estavam na mesma situação: a dificuldade em manter o peso. Para buscar o incentivo que tanto precisava para seguir a dieta balanceada ela decidiu formar um grupo no whatsapp, reunindo amigas e clientes, que também passavam pelas mesmas dificuldades que ela. "É difícil se manter focada na dieta sem cometer nenhum deslize. Reunindo as amigas num grupo, uma consegue dar força para outra e ainda compartilhar dicas e muitas receitas saudáveis", comenta.

O grupo possui 35 mulheres, a maioria adora comer doces. Apaixonada pela cozinha, a empresária começou a criar receitas com baixo teor de gordura, açúcar e até livre de glúten. "Assim conseguimos manter o equilíbrio na alimentação sem sofrimentos", revela.

Em quatro meses participando do grupo, os resultados começaram a aparecer. A professora Ana Cristina de Almeida Gama, uma das integrantes do grupo, conta que conseguiu emagrecer 22 quilos mudando os hábitos alimentares. "Fui cortando os exageros e optando por refeições mais saudáveis, conciliando com atividade física. Agora estou focando em manter o peso, o que é mais difícil de manter", comenta.

A estudante Rafaela Fernandes, 19, conta que perdeu 19 quilos em 10 meses. "Quando comecei a fazer dieta foi bem difícil porque eu tinha péssimos hábitos alimentares. Mas com o tempo, a gente acaba de acostumando a comer coisas saudáveis e fica mais fácil manter a reeducação alimentar". Segunda ela, compartilhar a rotina em sua página do Instagram deixou essa trajetória muito mais fácil. "Quando comecei a compartilhar as minhas dificuldades em perder peso eu percebi que isso não acontecia só comigo. Então ficava mais motivada", revela.

Orientações

De acordo com a nutricionista Bruna Raniel, hoje, as maiores necessidades de quem procura a clínica são perda de peso e adequação dos hábitos alimentares. "As pessoas querem aprender sobre como se alimentar de forma balanceada, adequada, harmoniosa e individualizada, nesse período pós-isolamento social. Tudo isso para prevenir doenças e melhorar a saúde, garantindo uma maior longevidade", comenta.

Dessa forma, os pacientes começam a ter uma rotina alimentar/nutricional saudável através da implantação e acompanhamento de Atendimento Nutricional, com Plano Alimentar adequado às necessidades individuais ou patológicas. Ela ressalta que o acompanhamento médico é importante para o emagrecimento saudável. "O comportamento alimentar está relacionado a questões fisiológicas, metabólicas e ambientais. Entender a importância do nutricionista é fundamental para ter uma vida saudável, já que um dos principais fatores é a boa alimentação", destaca.

Segundo ela, descuidar do corpo é um grave risco para o indivíduo. "O excesso de peso juntamente com o sedentarismo, hoje, traz graves consequências negativas à saúde durante todo o ciclo de vida como o desenvolvimento de uma ou mais doenças crônicas nãos transmissíveis (DCNT), como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitus II e neoplasias", alerta.

Clínica de Nutrição gratuita para a população

O Unisalesiano de Araçatuba oferece atendimento gratuito a população na Clínica de Nutrição, localizada na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), no Centro de Araçatuba. A clínica oferece atendimento gratuito para pessoas que estão em busca de adequação dos hábitos alimentos e perda de peso. Os atendimentos são realizados por alunos do último ano do curso de Nutrição da universidade, com a orientação e supervisão de nutricionistas.

A clínica foi inaugurada em março de 2017 e chega e atende pacientes de todas as faixas etárias com ou sem patologias.

Os interessados em buscar atendimento na Clínica de Nutrição do Unisalesiano devem ligar nos telefones (18) 3519-9120/3519-9125, das 7h às 13h, ou comparecer, pessoalmente, neste mesmo horário, na rua Joaquim Nabuco, 155, no Centro de Araçatuba.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários