Artigo

Prepare-se para uma nova crise mundial - Por Marcelo Frates

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min

No ano de 2001, me aventurando pela primeira vez nas águas do mercado financeiro na capital paulista, ouvi de um professor judeu na ESPM que o emprego formal iria acabar, porém o trabalho, este sim, seria abundante, apenas para os mais qualificados. Logo depois, conheci o Roberto, um consultor que tinha uma profissão inimaginável para as minhas perspectivas interioranas, o cara era um futurologista contratado pela ONU!

O que faz um futurologista? Simples, ele prevê com base técnica, como as tendências se transformarão em fatos, e assim, multinacionais e países mais desenvolvidos saem na frente na corrida pelo futuro. Na vida empresarial chama-se isso de análise de cenário, que por sinal funciona muito bem.

Outro exemplo de antevisão como capacidade humana é a intuição e aí temos companhias ilustres, como Tesla e Silvio Santos. Quem o conhece o dono do SBT sabe que é comum ele investir em um novo programa e poucos dias antes da estreia ele abortar tudo e um abraço, rs. Por que ele faz isso, seria o Silvio um inconsequente que só tem sorte na vida? Nada pode estar mais longe da verdade, todos os fatos aqui narrados apontam para dois caminhos complementares que se relacionam aos dois hemisférios cerebrais, sendo o esquerdo lógico, e o direito intuitivo.

Assim profissionais experientes são capazes equilibrar os dois lados do cérebro para analisar e"sentir para onde as coisas vão". Assim te proponho que faça o mesmo com as informações a seguir:para tranquilizar investidores preocupados com a nova crise mundial Matt Fild CEO da Fordfez um reserva de 20 bilhões U$D para cobrir prejuízos, e a General Motors por sua vez, já separou18 bilhões para o mesmo fim. Arthuro Bris Prof. do IMD da Suíça é um dos mais lidos economistas do mundo, diz esperar uma recessão mundial a qualquer momento.

Os indicadores são claros e abundantes, quero dividir com você leitor fatos preocupantes, e que terão óbvias consequências no órgão mais sensível do corpo humano: o bolso. A sobrevivência dependerá de sua capacidade de estabelecer uma relação inteligente em sua vida e negócios, e para isso a humildade é essencial, pois só os humildes ouvem más notícias sem tentar matar o mensageiro, portanto prepare-se.

Marcelo Prates é consultor empresarial

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários