Slide

Governo lança campanha para combate à depressão Araçatuba

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Produção Internet
Produção Internet

O Governo Federal lançou nesta terça-feira, 17, a campanha de valorização da vida e de combate à depressão. Segundo o Ministério da Saúde e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que são as pastas responsáveis pela campanha, o objetivo é estimular o jovem a compartilhar momentos com a família e amigos, conversar mais para fortalecer a importância do diálogo e desmitificar a vida virtual. A campanha intitulada "Se liga! Dê um like na vida", também reforça a necessidade de ficar atento aos sintomas da depressão e de buscar ajuda.

De acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde, entre 2015 e 2018, o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou um aumento de 52% nos atendimentos relacionados à depressão. Na faixa etária de 15 a 29 anos, o aumento foi de 115%, evoluindo de 12.968 para 27.363.

A PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2013, do Ministério da Saúde, aponta que, no Brasil, estima-se que 14,1 milhões de pessoas apresentem diagnóstico de transtornos ou sofrimentos mentais. O levantamento mostra ainda que 7,6% dos brasileiros de 18 anos ou mais receberam diagnóstico de depressão por um profissional da saúde mental.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) faz um alerta para o aumento progressivo de casos de depressão no mundo. Entre 2015 e 2018, o número de casos da doença cresceu 18%. O número de pessoas afetadas pela depressão já chega a 322 milhões em todo o mundo.

A entidade ressalta que em casos mais graves, a depressão pode resultar no suicídio, principalmente quando não diagnosticada e tratada. Considerada como "Mal do Século" pela OMS, a depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

O tratamento é feito com auxilio médico profissional, por meio de medicamentos e acompanhamento terapêutico. A psicóloga Ananda Cardoso Ramos destaca que a psicoterapia é importante não só para o tratamento da depressão, mas também para o conhecimento do próprio indivíduo.

"Infelizmente as pessoas só buscam terapia quando está acontecendo alguma questão de depressão, de ansiedade, ou algum conflito", comenta.

A profissional afirma que, no caso da depressão, a psicoterapia é muito importante. "Ás vezes, a pessoa que tem esse transtorno, acha que somente a medicação já é eficaz, quando na verdade, mão só depressão, como outros transtornos, se instalam também por conta das dificuldades que temos ao longo da vida", ressalta.

Ananda reforça que a terapia ajuda o indivíduo a se descobrir e entender os processos que estão levando para o adoecimento.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários