Cavalos lindos, brilhando, trançados, com suas crinas e rabos bem cuidados. Ao olhar mais atento, animais quase que perfeito de acordo com o studbook (livro de registros genealógicos) da raça Quarto de Milha. Aprumos, musculatura, trote, manchas, coloração, posição dos olhos e orelhas beirando ao ideal, de acordo com a descrição da raça.
Para o engenheiro civil Erico Franciscato Braga, 31 anos, de Bauru, que compete na modalidade de Conformação desde 2006, a prova é o julgamento do padrão racial do Quarto de Milha buscando "o animal que mais se assemelha ao ideal da raça". Ele, que acompanha o criatório da família desde tenra idade (o Haras Prata tem 43 anos dentro da raça Quarto de Milha na criação de animais de Conformação e de Corrida), explica que a Conformação é "basicamente o julgamento do animal mais bonito, sempre respeitando o padrão racial". A prova consiste todos os animais percorrerem o mesmo percurso, onde é avaliado o aprumo e movimentação no passo e trote. Em seguida os animais devem ficar alinhados para que sejam julgados da melhor forma possível, pelos critérios como equilíbrio, eye appeal (apelo dos olhos), musculatura, aprumos, dentre outros.

Para ele, as linhagens mais presentes são as dos descendentes do Impressive, garanhão americano que foi um divisor de águas para a modalidade. "No Brasil, hoje, podemos destacar os garanhões Acoolest e Self Discipline que têm liderado as estatísticas nos últimos anos". Braga ainda explica que para os animais competirem é necessário que sejam puros, devidamente registrados na ABQM.
"Para que o animal seja competitivo, ele deve ser avaliado por um treinador ou profissional da confiança do competidor que pode orientar no treinamento e procurar aprimorar as qualidades de cada individuo".
Para o funcionário público Eduardo Paulo Ribas Bolduan, 55 anos, de Curitiba, que está na modalidade desde 1996, com a raça Appaloosa, e desde 2009, no Quarto de Milha, o propósito da Conformação é a preservação do padrão racial. "O julgamento é feito com base na constituição física, equilíbrio, musculatura e características que identifiquem o sexo", explica. Durante a prova, o apresentador segue ao passo, em linha reta, em direção ao juiz para que o animal possa ser analisado de frente. Ao passar pelo mesmo, inicia o trote para que se observe sua movimentação de costas. Vira, ainda ao trote, para a esquerda para que se observe a sua movimentação de lado. Depois, segue até o centro da pista onde vai parar e apresentar o animal para a análise comparativa das características e julgamento final de todos que estiverem em pista. "Os animais são apresentados puxados pelo cabresto numa pista de areia ou grama", explica Bolduan, como é mais conhecido. Ele também, além da Conformação, tem cavalos de 3 Tambores com os quais participa de provas regionais na categoria Amador Master. "Em outros tempos participei também das provas de Western Pleasure e Rédeas", conta.
Para aqueles que querem assistir as provas, que acontecem no dia 20, na pista de grama do Recinto Clibas de Almeida Prado, Bolduan dá uma dica: "as pessoas, quando olham um cavalo de conformação, precisam ver harmonia e equilíbrio". Sobre as linhagens utilizadas na modalidade, competidor diz ser a escolha destas pré-requisito básico da conformação. "A escolha das linhagens certas é para produzir grandes campeões em pista". Dentre muitas, ele destaca garanhões como Impressive, Obvious Conclusion, Mr Conclusion, Kid Clu, dentre outras.
Atualmente, Bouldan é proprietário da melhor égua de Conformação no Brasil da atualidade. Little Discipline é detentora de quatro ABQM Awards consecutivos na modalidade. O ABQM Awards é um prêmio oferecido pela associação a todos os cavalos e cavaleiros das modalidades. Os vencedores são escolhidos segundo critérios de pontuação desses animais em competições pela associação. Little Discipline vem deixando sua contribuição para as gerações futuras. No último Potro do Futuro, em 2018, Little Coolest e Hes Acoolest foram campeões da competição em suas categorias.
Performance Halter é considerado verdadeiro cartão de visitas do QM
Assim como a prova de Conformação, o Performance Halter julga a beleza dos animais participantes. A diferença, grande por sinal, é que o Halter tem, entre seus participantes, animais já consagrados em modalidades de trabalho ou velocidade. Por isso, diz-se que a modalidade é a aquela que apresenta a raça, como um cartão de visitas, pois une o julgamento da beleza dos animais que também se destacam em modalidades que disputam. É pré-requisito para inscrever o animal nesta modalidade que ele esteja competindo em alguma das outras modalidades de trabalho ou velocidade.

Os critérios de julgamento são os mesmos da Conformação. Assim, no Halter também são julgados os aprumos, musculatura, características masculinas e femininas do indivíduo, posição dos olhos e orelhas, formato da cabeça, focinho, dentre outros.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.