A diretoria da Aliança Espírita Varas da Videira, de Araçatuba, organizou para o mês de junho programação especial visando comemorar os 70 anos da instituição, fundada em 11 de junho de 1949. Portanto, hoje é a data festiva.
O presidente José Sylvio Nobre Módena salienta que é uma forma de se homenagear aos trabalhadores do passado, que deram início à história da casa e aos que prosseguem no trabalho, que se ampliou significativamente ao longo dos anos.
O nome Varas da Videira, segundo registra Antonio Cesar Perri de Carvalho em sua obra “O Espiritismo em Araçatuba”, lançada em 1975, surgiu no dia 20 de abril de 1943. Em uma assembleia com 62 pessoas reunidas na rua Silva Jardim, 85, sob a liderança do Dr. Paulo Botelho de Camargo, era fundada a Aliança Espírita Varas da Videira.
A denominação foi inspirada no Evangelho de João, capítulo 15, versículo 5º.: “Eu sou a Videira, vós as Varas”. Essa instituição teve duração efêmera e, com isso, vários frequentadores começaram a participar de reuniões domiciliares, inicialmente na residência do comerciante Francisco Martins Filho, interrompidas entre 1945 e 1946, quando o anfitrião se mudou para São Paulo.
No retorno dele para Araçatuba, novamente um grupo foi formado, que passou a se reunir na casa de Vicente Mateus. Dos encontros surgiu a ideia de fundar uma nova entidade, que levaria o mesmo nome da anterior.
Em reunião ocorrida no dia 21 de abril de 1949, na casa de Francisco Martins Filho (rua Bandeirantes, 450), o projeto foi levado adiante. Outras reuniões foram realizadas, definindo-se a data de 11 de junho de 1949 para o ressurgimento oficial da “Aliança”.
Dentre os espíritas que assinaram a ata de fundação, nove integravam o grupo de idealizadores: Francisco Martins Filho, Sálvio Costa, Antônio Crivellini, Arsênio Navega, Antonia Tessuti Navega, Irmã Ragazzi Martins, Manoel Aguilar, Palmyra Crivellini e Abílio Rodrigues Fonseca. Paulo Noce, Victor Bombonati, Francolino Ribeiro, Perfecto Alves, Olinto de Oliveira Meneses, Vicente Matheus, Umberto Bergamaschi e Nicia Camargo não puderam comparecer.
Além do construtor Ricieri Punhali, mais dez pessoas também constam como fundadores, que representaram outras instituições espíritas: Domingos Maesano, Gedeão Fernandes de Miranda, Jonas Camillo de Carvalho, Ironi Rosa Protetti, Carlos Guarinon, Messias Marques, Primo Minari, José Silva, Minervina R. Bento e Edith R. Bento.
A primeira diretoria definitiva da Aliança Espírita Varas da Videira foi eleita em 13 de agosto de 1949, com a seguinte formação: Francisco Martins Filho, presidente; Victor Bombonatti, vice-presidente; Sálvio Costa, primeiro-secretário; Francolino Ribeiro, segundo-secretário; e Paulo Noce, tesoureiro. Em assembleia realizada no dia 29 de janeiro de 1950 foi formada comissão para construção da sede própria, em terreno doado por João Crivellini, ao lado de sua residência. A conclusão da obra se deu no ano de 1955.
FRUTOS
A instituição cresceu ao longo do tempo, acolhendo e preparando inúmeros trabalhadores, que contribuíram na própria Aliança Espírita e em outras casas, de Araçatuba e região, num autêntico exercício de “aliança”. Essa integração ficou ainda mais explícita com as contribuições junto a órgãos do Movimento Espírita, como a UMEA (União Municipal Espírita de Araçatuba), posteriormente transformada em USE (União das Sociedades Espíritas), nas abrangências municipal e regional.
Na administração de Arlindo Mathias Módena foi fundada a Casa da Caridade, em 3 de novembro de 1990, departamento localizado no bairro Umuarama, que a exemplo da sede desenvolve vários trabalhos doutrinários e também de assistência e promoção social. O atual presidente é filho de Arlindo Módena.
O momento é de muita festa! São 70 anos de trabalho intenso na edificação e divulgação da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec: para crianças, jovens e adultos. São inúmeras atividades desenvolvidas por abnegados colaboradores, compromissados com essa Aliança Espírita.
A história deste compromisso espiritual
Hoje é o aniversário de 70 anos da Aliança Espírita Varas da Videira. E a programação especial desta festa doutrinária continua nesta noite (11) com palestra do ex-presidente da instituição, Ismael Gobbo. Funcionário público aposentado, jornalista e historiador autodidata, o palestrante percorrerá momentos marcantes da história.
Na retrospectiva, ele elencará trabalhadores desde o início da história e suas participações em outras casas e órgãos do Movimento Espírita. Para tanto, utilizará imagens e informações que constam de duas obras com biografias lançadas pela USE Regional de Araçatuba nos anos de 1999 e 2000. O convite é para o público em geral, mas será momento muito gratificante para familiares dos vultos relembrados.
A abordagem sobre as sete décadas ocorrerá a partir das 20 horas na Casa da Caridade, departamento da instituição instalado na rua Péricles Pimentel Salgado, 1010, no bairro Umuarama. Ismael Gobbo é responsável pela publicação do blog Notícias do Movimento Espírita e foi presidente da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba.
A agenda comemorativa teve início na sexta-feira (7) com o escritor Pedro Bonilha, de Jales, com a palestra “Tsunami”. Durante pouco mais de uma hora, o convidado provocou no público algo parecido com um tsunami, ao propor reflexões sobre mortes coletivas, embasadas nas obras básicas da Doutrina Espírita codificadas por Allan Kardec. E com alertas importantes sobre condutas que podem levar o ser humano a “adquirir” um “carma” coletivo, incluindo posicionamentos nas redes sociais.
A festa doutrinária de 70 anos da Aliança Espírita Varas da Videira está inserida nas comemorações do Centenário do Espiritismo de Araçatuba, iniciadas no último mês de abril. USE Regional de Araçatuba, TV Mundo Maior de Araçatuba e Cocriação Editora coordenam a programação especial de aniversário, que ocorrerá durante dois anos, até final de 2021. Os 100 anos desta história começaram com a fundação da União Espírita Paz e Caridade, mais conhecida como Abrigo Ismael, em 21 de abril de 1921.
Ismael Gobbo, Especial para Folha da Região
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.