Penápolis

Serviço de Vigilância Epidemiológica faz alerta para combate ao escorpião

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min

O Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica fez uma alerta aos moradores de Penápolis sobre as medidas de controle para minimizar a presença e acidentes com escorpiões.

Segundo o Ministério da Saúde, o período do verão, de dezembro a março, com o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento de animais peçonhentos.

Segundo o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro, os escorpiões se alojam em locais úmidos e sombreados.

"Os animais se alimentam principalmente de baratas e besouros, por isso, são encontrados onde há acúmulo de lixo, materiais de construção como telhas e tijolos", destacou.

Uma das formas de evitar o aparecimento de escorpiões é manter os quintais limpos. Recolher as folhas secas e lixo doméstico, não acumular entulhos e restos de materiais de construção (telhas, tijolos, madeiras) nas residências são alguns cuidados.

A população deve ficar atenta às saídas de esgotos, aos ralos e às caixas de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas e outros insetos. Por isso, a importância de se combater a presença de insetos, pois eles são atrativos para o aparecimento de escorpiões.

O encarregado também acrescenta que a população deve preservar os predadores naturais o escorpião, como sapos e lagartos. "Muitas pessoas acabam eliminado os sapos quando os encontram. Porém ele é um inimigo natural do escorpião, além de não oferecer nenhum risco aos humanos, diferente das galinhas que favorecem o aparecimento do mosquito palha", enfatizou Cordeiro.

O Ministério da Saúde também orienta que não sejam utilizados produtos químicos (venenos) no controle do escorpião. "Os produtos não têm eficácia comprovada e ainda podem trazer riscos à saúde, além de aumentar as chances de acidentes pois fazem com que os animais deixem seu habitat", alerta o encarregado.

CASOS

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que em caso de acidentes, é necessário procurar atendimento médico com a máxima urgência. Quando ocorrer acidentes não amarrar ou fazer torniquete. Não se deve aplicar nenhum tipo de substâncias sobre o local da picada (álcool, querosene, fumo, ervas, urina) e nem fazer curativos que fechem o local, pois podem favorecer a ocorrência de infecções.

A região que apresenta maior taxa de aparecimento de escorpiões é o centro da cidade, Planalto e Vila Fátima. Em caso de aparecimento do animal, o Serviço de Vigilância Epidemiológica deve ser acionado rapidamente, através dos telefones 3652-7802.

Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica, em 2018, 232 pessoas foram atendidas no Pronto Socorro após acidentes com escorpião. Esses dados incluem moradores da zona rural e urbana, de Penápolis e cidades da microrregião também atendidas no PS.

(Com informações da Secom de Penápolis)

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários