Lavínia

Atrasado, CDP de Lavínia deve ser inaugurado apenas no primeiro semestre de 2019, segundo a SAP

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
CONCENTRAÇÃO Lavínia já possui três penitenciárias e novo CDP deverá ser inaugurado no primeiro semestre/ Divulgação
CONCENTRAÇÃO Lavínia já possui três penitenciárias e novo CDP deverá ser inaugurado no primeiro semestre/ Divulgação

Apesar de ter tido a construção anunciada em dezembro de 2014, junto com o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Nova Independência, a unidade de Lavínia, a 71 quilômetros de Araçatuba, ainda não foi concluída.
Em nota, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou apenas que a previsão de entrega do novo presídio é para o primeiro semestre de 2019, porém, não explicou o motivo do atraso.

Em consulta ao site da secretaria, foi constatado que neste ano foram inaugurados no estado, apenas os CDPs de Nova Independência, Hortolândia (14/11) e Limeira (20/04). As outras inaugurações foram das CPMAs (Centrais de Penas e Medidas Alternativas) de Itapevi (13/08); Monte Alto (11/05); Barra Bonita (23/03); e Lençois Paulista (22/03), além da penitenciária feminina de Guariba (28/03).

Assim, não constam as inaugurações dos CDPs de Caiuá, Álvaro de Carvalho, Paulo de Faria, Pacaembu (2) e Galia (2), anunciados no mesmo pacote das duas unidades da região.

VANTAGENS
Quando foi anunciada a construção da unidade de Lavínia, o então diretor-executivo da Prefeitura, Salvador Cazuo Matsunaka, disse que ela seria benéfica ao município porque parte do investimento seria revertido à Prefeitura como ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). "Como quase metade do investimento é para pagamento de mão de obra, isso deve gerar de R$ 800 mil a R$ 1 milhão em imposto para o município", argumentou.

Outras vantagens citadas por ele foram a geração de empregos com a construção e o aquecimento do comércio com a visita de familiares de presos.

Lavínia tem aproximadamente 8,8 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Entretanto, juntas, as três penitenciárias da cidade abrigam mais 6.263 presos. São 2.006 homens recolhidos na P1; 2.114 na P2; e 2.143 na P3, números de 27 de dezembro, o que representa lotação superior a 3,7 mil homens.

Como cada uma tem capacidade para 844 presos, juntas, elas deveriam ter no máximo, 2.532 sentenciados.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários