RECEITA

Batatas gratinadas

Obter pratos 'au gratin' era complicado antigamente, mesmo na pátria da gastronomia refinada. Hoje em dia isso é bem fácil. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 16/10/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes:

  • 5 batatas grandes tipo Asterix
  • 1 caixinha de creme de leite 
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 dente grande de alho
  • 50 g de manteiga
  • 50 g de queijo ralado 
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino
  • páprica picante

Gratinar é dourar a parte superior do alimento que se prepara. Diz respeito portanto a uma técnica de culinária. No caso, criação dos franceses. Podem-se usar farinha de rosca, queijo ralado ou ambos misturados. Alimentos gratinados mantêm sua parte exterior crocante e o interior macio.

Obter pratos au gratin era complicado antigamente, mesmo na pátria da gastronomia refinada. Hoje em dia isso é bem fácil, pois os fornos elétricos já trazem a função de grill que facilita demais os preparos do gênero. Muitos alimentos podem ser preparados de acordo com essa técnica. Batatas, por exemplo.

Elas entram em quase todas as listas de compras das donas de casa. E não apenas as brasileiras. São consumidas no mundo todo e, em nosso país, é o terceiro ingrediente a ser preparado como “mistura.” Nutritiva e de preço acessível, integra pratos muito simples, como purês e outros mais sofisticados, como os aligots, primo rico do primeiro.  Entre uns e outros, encontramos as batatas gratinadas.

Não são difíceis de preparar e para dizer a verdade, nem existe técnica única. Há cozinheiros que dão um “susto” na batata, o que significa que a cozinham por alguns minutos antes de levá-la ao forno com seus temperos. Alguns gostam de preparar um molho branco para envolvê-las. Os detalhistas preferem o bechamel. Queijo ralado para finalizar e conferir cor dourada define o sabor. O muçarela é bom por ser macio. Mas o parmesão e o meia cura não fazem feio. Na minha receita as batatas vão cruas para o forno, onde são cozidas no leite e depois ganham a companhia do creme de leite. No final, o queijo que tiver. No da foto, usei parmesão

O modo de fazer é prático e rápido. A demora cai na conta do tempo de forno. Lavo bem as batatas, descasco e corto em rodelas finas, tipo meio centímetro. Quem tem cortador de legumes obtém uniformidade. Eu vou na mão mesmo. Depois, seco-as, para que não soltem água no forno. Unto bem um pirex de tamanho regular. Não deve ser muito pequeno porque as batatas precisam ficar numa camada única. E a quantidade de manteiga é essa mesma que você lê acima, para que as batatas não grudem no fundo, o que seria um desastre. Coloque as rodelas sobrepondo-as umas às outras, em forma de escamas. Aqueça o leite com sal e o dente de alho. Para a quantidade de batatas indicada, uma colher (café) de sal. Assim que ameaçar ferver, desligue, retire o alho, derrame o líquido sobre a camada de batatas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos. Este é o tempo para que cozinhem no leite e se mantenham firmes; elas devem ficar macias mas não demais. Depois deste tempo, retire (com luvas e muito cuidado!) o refratário do forno e descarte o papel alumínio.  A essa altura já estará à mão o creme de leite aquecido com uma colherinha de sal e outra de páprica picante. Use uma colher grande para cobrir as batatas com este molho, afaste com delicadeza algumas com garfo para que o molho penetre entre elas. Volte ao forno por mais vinte minutos. De vez em quando olhe, porque dependendo do forno o tempo será menor. Estarão quase prontas quando o líquido secar. Então é só retirar mais uma vez o refratário, polvilhar o queijo, voltar ao forno e mudar para a função “grill”. São poucos minutos. Batatas gratinadas são deliciosas, mas queimadas valem nada. Acompanham bem carnes vermelhas, mas podem ser prato único.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.