Violência doméstica

Soldado do Exército é detido sob acusação de agredir e ameaçar ex-mulher de morte

De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, ele e a mulher viveram de forma estável por seis anos e o fruto do relacionamento foram duas crianças

Por Jesse Nascimento/Especial para OVALE | 21/09/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Polícia Civil
Polícia Civil

[Atualizado às 19h09]

Um soldado do Exército, de 24 anos,  foi detido acusado de dar joelhadas e ameaçar de morte a ex-companheira em São José dos Campos. As agressões a uma mulher, de 24 anos, aconteceram nesta terça-feira (20), por volta das 13h40, em um conjunto residencial do CDHU, no bairro Santa Inês 3, zona leste da cidade. O caso foi registrado como violência doméstica na Delegacia da Mulher. 

Pelas informações apuradas pela reportagem, o soldado é lotado no 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) de Caçapava. De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, ele e a mulher viveram de forma estável por seis anos e o fruto do relacionamento foram duas crianças, de um e três anos. O casal, no entanto, deixou de morar junto no começo de 2022, quando a mulher se mudou da casa do soldado para um apartamento que ambos adquiriram durante o período em que viveram a união estável.

Veja em seguida: Professora é espancada por marido em Jacareí e se finge de morta para sobreviver

O relacionamento com o soldado do exército

O relacionamento com o soldado do exército, porém, só acabou em agosto deste ano, quando ele estava em viagem para os Estados Unidos e ela descobriu que estava sendo traída. A mulher, porém, conta que o ex-companheiro não levava em consideração aquilo que ela dizia, segundo o boletim.

A vítima relatou que depois de terminado o relacionamento ficou com outra pessoa, tendo o soldado descoberto. De acordo com o boletim de ocorrência, a partir deste momento, ele começou a dizer que havia saído com outra pessoa "e passado" uma doença para ela. 

A mulher ainda disse, em depoimento, que nesta terça-feira trocou mensagens com o soldado do exército e acreditou no arrependimento dele. Nas mensagens trocadas, segundo a vítima, o homem dizia que iria esquecer o que havia acontecido e pretendia ser um bom pai para os filhos. Eles, então, marcaram um encontro na casa onde ela mora com os filhos. 

As agressões

De acordo com a vítima, o ex chegou ao local acompanhado do homem que ela havia ficado. Neste momento, o soldado a segurou pelo braço e o homem deixou o recinto, não tendo presenciado as agressões que viriam a acontecer. 

Os detalhes do boletim de ocorrência mostram inúmeras agressões: "Pegou a declarante pelo braço, lhe jogou no chão, começou a puxar seu cabelo e dar joelhadas no rosto da declarante (sic). Informa que depois ele lhe puxou pelos cabelos até o quarto dos filhos, lhe chamando de "vadia" e "vagabunda" (sic) e lhe ameaçando, dizendo que ia acabar com minha vida. Disse também que se não devolvesse as coisas iria passar fome com as crianças, cuspindo duas vezes no rosto da declarante e a chamando de lixo (sic)."

O soldado do exército ainda pegou o celular da vítima quando ela iria ligar para a polícia e na saída do local deixou a carteira cair. Ela, porém, com celular antigo conseguiu acionar a Polícia Militar. Com a chegada dos policiais, ele devolveu o celular à ex-companheira. 

A mulher informou na DDM (Delegacia da Mulher) que deseja representar contra o militar pelos crimes de injúria e violência doméstica e pede urgentemente a medida protetiva para a garantia de proteção. 

Ela passaria por exame de Corpo Delito na tarde desta quarta-feira (21), em São José dos Campos.

Veja em seguida: Uma mulher é vítima de violência em São Paulo a cada 3 minutos, apontam dados da SSP

O que diz o Exército?

O Exército Brasileiro foi acionado para responder às perguntas pertinentes ao caso, mas ainda não há uma resposta a respeito dos questionamentos. A reportagem, todavia, apurou que o plantão do 6° BIL de Caçapava foi acionado e que por sua vez designou a 12°Polícia do Exército para o local, onde a ocorrência foi apresentada.

Chegando no Distrito Policial os militares algemaram o Militar e o conduziram até Brigada Militar de Caçapava, onde seria apresentado nesta quarta-feira (21) ao oficial de dia e ao setor disciplinar da unidade.

A ocorrência segue agora em segredo de justiça na Justiça Comum e o Exército, por meio de nota, confirmou o caso, disse repudiar "veementemente qualquer ato contra preceitos éticos e morais da profissão militar". O exército disse ainda que o soldado passou por audiência de custódia nesta quarta e recebeu alvará de soltura. 

Confira a nota Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Sudeste (CMSE) enviada à reportagem:

"O militar, preso em flagrante pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, foi levado pela Polícia do Exército para o Batalhão de Infantaria Leve, em Caçapava, e recebeu Alvará de Soltura após passar por audiência de custódia.

Por não se tratar de crime militar, o processo tramitará na Justiça Comum. Pedidos de mais informações sobre o ocorrido devem ser encaminhados à Justiça Estadual. O Comando Militar do Sudeste (CMSE) repudia veementemente qualquer ato que atente contra os preceitos éticos e morais da profissão militar."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.