LUTO

Casal morre no mesmo dia; há suspeita de febre maculosa

De acordo com uma amiga próxima, o casal foi infectado pela doença em Campinas

Por Redação | 09/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Arquivo pessoal

O casal Douglas Costa e Mariana Giordano
O casal Douglas Costa e Mariana Giordano

Matéria atualizada às 20h

O empresário do setor de móveis e piloto da AMG Cup C300, Douglas Costa, e a sua namorada, a dentista e biomédica Mariana Giordano, faleceram ontem (8). A suspeita da causa das mortes, segundo uma amiga próxima ao casal, a arquiteta Luciana Carazzato, é de febre maculosa. De acordo com Luciana, o casal pode ter sido infectado pela doença em Campinas.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida por picada de carrapato. De acordo com o pediatra e doutor em virologia, Saulo Duarte Passos, é bastante perigosa. "A confirmação do diagnóstico é laboratorial, mas o exame é bastante demorado, então geralmente você trata a doença pela suspeita, com diagnóstico clínico e epidemiológico."

Ao mesmo tempo, o tratamento precisa ser célere. "O tratamento precisa ser precoce, nas primeiras 72 horas, mas levando em consideração outras doenças que têm sintomas semelhantes. É uma doença com letalidade, mas o sistema de Saúde não está habituado."

LUTO

Nas redes sociais, amigos, colegas de trabalho e familiares lamentaram a perda de Douglas. A AMG Cup Brasil, uma das categorias de corrida que o jundiaiense competia, publicou uma homenagem ao piloto. "A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. Sabemos como Douglas era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo."

Em seu instagram, Luciana Carazzato, que também é piloto da AMG Cup Brasil, lamentou a morte do casal. “Essa é a despedida mais difícil que faço em minha vida. Duas pessoas queridas. Fiquei feliz demais quando ele falou que vocês estavam juntos. Eu era a madrinha. Não tenho palavras”.

O sepultamento de Douglas Costa aconteceu na manhã desta sexta-feira (9) em Itupeva (SP) e o de Mariana Giordano aconteceu no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

EPIDEMIOLOGIA

Em nota à imprensa, a Prefeitura de Jundiaí informa que foi notificada sobre a ocorrência dos dois óbitos e que a equipe médica notificou o caso como suspeito para três doenças: dengue, febre maculosa e leptospirose.

Ainda de acordo com a nota, a ficha de notificação indica que os sintomas começaram dia 3 de junho, quando o casal estava em Monte Verde/MG, com febre, dor no corpo, exantema, evoluindo para um quadro mais grave. Há relato também de deslocamento para área rural no município de Campinas antes do dia 3 de junho.

A Secretaria de Saúde de Camanducaia (MG), município onde fica o distrito de Monte Verde, informou em nota que recebeu informações da epidemiologia de Jundiaí e que é improvável que a febre maculosa tenha sido contraída no distrito, devido ao período de incubação da doença, que varia de 2 a 14 dias.

A Vigilância de Campinas informa em nota que ainda não recebeu nenhuma notificação através do Grupo de Vigilância Epidemiológica, que é responsável pela vigilância e monitoramento de doenças no estado de São Paulo.

RISCO

Ainda de acordo com o médico Saulo Passos, quando pessoas vão a ambientes que podem ter o carrapato, como trilhas, devem se atentar. "É importante usar roupa clara, meia longa por cima da calça, passar repelente. Se for picado, tem que tirar o carrapato sem espremer. Geralmente, é a fêmea grávida que pica, então não pode pisar no carrapato para não espalhar os ovos, tem que queimar."

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Marilene Giassetti
    09/06/2023
    Meus sentimentos às famílias Os maiores transmissores são as capivaras posto que elas disseminam os carrapatos infectados.