INUSITADO

Cães entram no Pronto Socorro de Franca e um deles deita-se em cadeiras de pacientes

“Eu entro antes dos cachorros ou depois deles?”, ironizou um dos usuários do Pronto Socorro 'Álvaro Azzuz' ao notar a presença dos animais no ambiente hospitalar.

Por Gabriel Garcia | 07/06/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Reprodução

Área de atendimento do Pronto Socorro Adulto de Franca 'Álvaro Azzuz': presença de animais incomoda pacientes
Área de atendimento do Pronto Socorro Adulto de Franca 'Álvaro Azzuz': presença de animais incomoda pacientes

Uma cena inusitada surpreendeu Marlon Olien Sanches, 60, no Pronto Socorro Adulto de Franca, Álvaro Azzuz, no último sábado, 3. Em busca de atendimento médico para o seu cunhado, adentrou o local e se deparou com dois cachorros na área de espera, um deles deitado em cadeiras destinadas aos pacientes. O incidente chamou a atenção e gerou questionamentos sobre como os animais foram parar ali sem serem incomodados.

O fato curioso gerou desconforto entre os pacientes que aguardavam atendimento e se depararam com a presença dos cães. Alguns se mostraram preocupados com a possibilidade de contaminação, levando em consideração a questão da higiene e da presença de animais em um ambiente destinado ao atendimento de saúde.

Ainda para a surpresa de Marlon, ao retornar ao Pronto Socorro na segunda-feira para buscar medicamentos, ele se deparou novamente com a presença de um cachorro no local. Desta vez, o animal estava já de saída espontânea do local. O fato novamente levantou questionamentos sobre a segurança e o controle de acesso ao Pronto Socorro, bem como sobre possíveis medidas que possam ser tomadas para evitar situações semelhantes no futuro.

“Tinha mais ou menos umas dez pessoas no local, ainda brinquei com eles: (funcionários do local) ‘eu entro antes dos cachorros ou depois deles?’ É uma piada isso”, disse Marlon, com preocupação.

O denunciante opina que o local está "largado" pela Prefeitura, área de Saúde e órgão que gerencia a segurança do local. “É o cúmulo, isso aí. É uma falta de respeito com o cidadão”, finalizou.

Prefeitura de Franca
A Prefeitura de Franca foi procurada pela reportagem por volta das 15h desta quarta-feira, 7, para se posicionar sobre a questão dos animais dentro do recinto destinado aos pacientes. Até o momento não houve retorno.

57 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Xing Ling
    15/06/2023
    O cidadão Marlon está corretíssimo e exercendo seu direito como tal. O local não é compatível com a estadia de animais em seu interior. Aos que defendem os bichinhos aí creio que defendam eles também dentro de outros locais como restaurantes, consultorios médicos e odontogicos e por aí vai....os animais podem conter sarnas, carrapatos (vejam aí o retorno da febre maculosa). Lembrando que não estamos contra os cães, mas sim contra a estadia deles em um local destinado à cuidar da saúde HUMANA.
  • aparecida donizete de freitas
    13/06/2023
    Sr. Marlon com 60 anos ainda não aprendeu nada da vida. Aliás aprendeu a ser um velho rabugento. Ainda bem que não ganhou as eleições, cado contrario iria cndenar todos aimais a morte. Posso ir no PS, passar a mão nos animais, sentar na cadeira que eles deitaram e não me contaminar, mas se ficar perto dos pacientes poderei me contaminar com diversas doenças, inclusive covid. Se sentar ao seu lado sairei com nauseas de ficar perto de uma pessoa asquerosa. Siga os ensinamentos de Deus e se tornará uma pessoa melhor. Quanto a Nina Guerra procure agradar, dar um alimento, agua paras o cachorro, que eles são gratos e não vai te agredir e nem atrapalhar suas saidas. E vai ficar alegre com sua chegada. Animal de rua é carente, só quer um cantinho, alimento e carinho. Tão simples.
  • Marco
    12/06/2023
    Marlon, vai catar coquinho
  • Márcia
    11/06/2023
    Boa noite. Esse individuo realmente deve ser um cidadão de bem. Uma vez que aoesar de estar num lugar em que se busca solução não tem nenhum tipo de empatia com seres tão sofridos. Ao invés de tentar fazer ruindade com seres já maltratados por seres iguais ou, ainda pipres que ele, deveria atet_se ao que foi procurar. São seres como ele que contaminam o ambiente com males terriveis.
  • Isabel Fernandes
    11/06/2023
    Será que o dono do animal não utilizou aquele serviço e o animal todos os dias não vai para lá à sua procura? Poderá até não ter sido abandonado e o dono estar internado ou ter falecido e o animal todos os dias vai para o encontrar...
  • Luciane Teixeira
    11/06/2023
    Serhumano e a pior especie de animal existente na TERRA. E o uniser que adora prejudicar o outro seja de sua especie ou nao. Fez muigo pior a?pessoa que encrencou com os caes que os proprios caes que la stavam, sossegados e dormindo, porem nao posso dizer que esta pessoa esteja errada. OS CAES PODERIAM PEGAR ALGUMA DOENÇA HUMANA e nao tem SUS para cuidar deles.
  • Miguel Gouveia
    11/06/2023
    Qual e o problema de os cães estarem ali para de trata os animais assim não fizeram mal a ninguém estiveram ali em paz para descansar parem de ser estúpidos e por isto que prefiro animais do que gente....
  • Alex
    11/06/2023
    Aos defensores dos animais, deixem os portões de suas casas para que os cães, gatos, cavalos e outros animais se abrigarem debaixo de vosso teto, os alimentem, deem de beber e curem as suas feridas. Simples de resolver.
  • Viriato Santos Gaspar
    10/06/2023
    Esse tal de Marlon passa bastante longe do que se denomina ser humano. Implicar com os cachorros que devem estar tentando abrigar-se do frio no Pronto Socorro. Em que esse senhor se acha melhor do que os bichos, que estão procurando apenas um lugar mais abrigado pra ficar? Esse senhor certamente deve ser uma triste e patética figura humana.
  • Dica
    10/06/2023
    Acredito que o abandono está mais sinalizado com a forma de que somos tratados. Muitos animais tem sido abandonados por antigos tutores, e a proteção animal não tem conseguido fazer tantos resgates.
  • Zuleica dos santos.
    10/06/2023
    Os animaizinhos são mais limpos do que esses humanos nojentos desgraçados vedorento porco o raça do cão humanos os animaizinhos são muito mas limpos os humanos vede cheio de doença .
  • Sandra Silva
    10/06/2023
    Não entendo como esse povo se escandaliza com os animais abandonados ...Eles sabem que os animais são abandonados por pessoas, não estão ali porque querem. De errado de pedir ao prefeito um abrigo decente para eles...No entanto fica a implicância dessa gente que não faz nada por ninguém, mas alguém previsa fazer por elas.
  • Masé Fontes
    10/06/2023
    Mais fácil os humanos doentes q estão lá contaminaram os cães do que o contrário. Gente chata
  • Edilaine
    10/06/2023
    Se foce um lugar de manipulação de alimento má anum lugar de gente cheia de vírus e bactérias fora os porcos que vão fedendo sem tomar banho gospe no chão espirra e passa a mão na parede tão preocupado com os bichinhos falta do que fazer se tivesse doente mesmo nem reparava aff
  • Sónia Custódio
    10/06/2023
    O gente implicante. Os cães estão mais saudáveis do quem está lá, com qualquer doença, inclusive contagiosa. Vão procurar o que fazer. Falar em contaminação num ambiente com PESSOAS doentes!? Daí a preocupação são os cães!? Aff!
  • Elieth nick
    10/06/2023
    Concordo inteiramente com as pessoas q defenderam a estada dos cães no local, algumas pessoas se preocupam com higiene qdo se separam com animais, mas mtas pessoas são zero em higiene pois mtas espirram e tossem nos outros, cutucam nariz com a mão q nos cumprimentará, escarran etc
  • Edmar colen santos
    10/06/2023
    Se todos os seres humanos fassem limpos igual os cães o mundo não teria tantas pqndemias
  • Valdinéia Brito
    10/06/2023
    DEIXE OS ANIMAIS EM PAZ. NÃO VEJO NADA DE MAIS NISSO. ELES SÃO MELHORES E MAIS LIMPOS DO QUE ESSA RACA NOJENTA, CHAMADA DE HUMANOS. ME ENVERGONHO FAZER PARTE DESSA RACA DESUMANA. QUE DEUS ABENÇOE OS CÃES!.
  • vania faria
    10/06/2023
    os anjinhos abandonados precisao tomar cuidado p nao serem contaminados pq nesse lugar deve ter muita gente c doenca contagiosa...
  • Luciana
    10/06/2023
    Os cachorros são muito mais limpos, que o Ser Humano que ultimamente estão cada vez, Ms doentes, podres e preconceituosos
  • RAFAELA CARAUNA
    10/06/2023
    Esses cachorros devem ser acolhidos se estão na rua é por causa de um ser humano que os abandonou
  • Ilsa Lopes
    09/06/2023
    Essa ser humano é um sem noção porque os cachorros não estão fazendo mal algum as pessoas os bichinhos estão deitados já que eles sofrem nas ruas com fome sede e calor eles acham um lugar tranquilo para dormir os cães fazem só fazem o bem e esses aí pela a foto os bichinhos estão tranquilos se fazer mal algum a ninguém...
  • MIRTES YAEMI WATANABE HIOKI
    09/06/2023
    Deixa os bichinhos em paz! Esse homem tá reclamando de contaminação??? Garanto que ele põe a boca em lugar mais sujo e contaminado do que os cães! Q ele tenha mais amor a esses seres de Deus
  • Rosa
    09/06/2023
    Boa noite! Acredito por Franca ser uma cidade muito quente, isso favorece os cães estarem presentes. Lá deve ser relativamente mais frescos. Quanto aos cães no local por higiene,pelo que vi em foto , me pareceu que bem saudáveis. Veja que muitos hospitais levam cães para ajudar na recuperação de pacientes, principalmente idosos. Portanto acredito que foi essa intenção deixar os cães adentrarem o lugar. Eu particularmente gosto muito e até seria extremamente gratificante ficar brincando com um enquanto espero atendimento. Att Rosa Elena
  • Patrícia souza
    09/06/2023
    Fala sério , esse cara deve está muito ocioso , deixa os bichinhos se aquecer do frio Ou adote já te incomoda tanto vê Los lá ... Leve p sua casa
  • Nelci
    09/06/2023
    Concordo com a nIiria dos comentários pois não vejo porque os cães não podem se abrigar no PS, uma vez que são nabsis e não atacam ninguém. Dona Nina, nós também somos idosos. Com mais de 70 anos e tivemos um problema parecido, com 4 cães. O que fizemos? Primeiramente compramos 2 casinhas grandes oara se abrigarem na nossa calçada. Como ficamos preocupados porque iam atrás do nosso carro, e corriam atrás dis motoqueiros, conseguimos adotantes para os 2 menores e afitamis os 2 grandes. Hoje protegem nossa casa e estão bem abrigados na nossa garagem. São muito felizes e nós também ficamos por tê-los adotado. E temos mais 3 cães idosos e 4 gatos.
  • Tania Marlei Ribeiro
    09/06/2023
    As vezes os animais são mais limpos,mais úteis do que o próprio humano
  • Rose Castro
    09/06/2023
    Gente sejam devotos de São Francisco ajudem levem rações ,água e até 1 comprimido pra pulga e sarna 6 reais...vemifugo..4 reais 1 comprimido poe dentro de um lanche....tadinhos dos caes abandonados por criminosos donos....deveriam ser chapados pra prenderem os responsáveis .É frio e insegurança que sentem....e com prefeitura fria e má da injeção e mata( que Deus mande o castigo merecido a quem judia dos animais não tem ONG aí?? Comunidade faça campanha em rádios de conscientização dos proprietários e também de proteção e cuidado correto dos cães pra não irem pra rua.Vacina...banho.. Castração vermifugo.....isto é só 2x ao ano....é questão de planejamento e responsabilidade.
  • Roselaine Castro
    09/06/2023
    Prefeitura faça canil ,castracao e trate e faça feira de adoção cobre no iptu ok
  • Milca
    09/06/2023
    Qual o problema dos animais entrar em um posto de saúde! Não atacou ninguém! deixa os animais em paz já basta os que eles passam nas ruas!
  • Neide
    09/06/2023
    MUITOS ANIMAIS KA ENTRARAM EM CLUNICAS VETERINARIAS , FARMACIAS , PEDINDO AJUDA , SERÁ QUE NAO SERIA O CASO ?
  • JEFFERSON
    09/06/2023
    MUITO MELHOR QUE SERES HUMANOS
  • Rosa Loretto
    09/06/2023
    Essas pessoas não sabem o que é realmente uma falta de respeito. Preconceito com os bichinhos. É mais fácil os coitados se contaminarem. Eles podem ser retirados mas sem agressividade. Não estavam latindo ou fazendo mal a ninguém. Certas pessoas merecem passar certos trabalhos para aprenderem um pouco de amor e generosidade.
  • Edmilson Sanches
    09/06/2023
    Perigo mesmo era os cachorros pegarem alguma doença dos frequentadores do PS , ja que é presumível que quem procura o local esta doente. Esses francanos são muito mimizentos.
  • Rosa
    09/06/2023
    Os cachorros estão tentando se proteger do frio. O local de espera não me parece abandonado, pelas foto está bem limpo e organizado. Claro, não é um ambiente para animais, esses cachorros precisam ser adotados ou levados a um abrigo.
  • Ika Fernandes
    09/06/2023
    Pelo que pude notar nenhum peludinho atrapalhou ou sujou o recinto, estavam só descansando, qual o problema se nenhum tocou ou ameaçou as pessoas do recinto? Será menos intolerante, procure ajuda sem causar alvoroço.
  • Rosamaria
    08/06/2023
    Vc deveria se preocupar c humanos q te fazem mal nao c pobres caes estes sim podem pegar DOENCAS DESSES HUMANOS PODRES !!!
  • Gislaine
    08/06/2023
    Pra reclamar sempre acha um ser mas para ajudar.... Atrapalha os que ajudam,se estão ali é por que alguém os abandonou não brotaram do chão parabéns pra vc que reclamou dessa forma vc ajuda muito.
  • Nina
    08/06/2023
    Ao repórter Gabriel Garcia, boa noite. Esta postagem não é um comentário . É uma mensagem pra voce, reporter. Ontem eu comentei sobre um dos cães que foi fotografado no PS . Fiquei sabendo que quando a prefeitura toma providencias e leva os animais para o canil municipal e de lá dão um sumiço nos animais Esse cachorro é muito manso e dócil. Mesmo com o trabalho que ele está dando nos seguindo não gostaria que ele fosse para o canil. Por favor, com o seu rol de amizades tenta arrumar uma adoção para ele. Pelo jeito ele está sendo cuidado pela comunidade e se for ficar preso no canil ele vai sofrer muito. se preferir entre em contato comigo Obrigada
  • Indignada
    08/06/2023
    Tanta coisa pra se fazer e o cidadão vai reclamar do cachorro... Tá de brincadeira! Tem ser humano mais imundo que animal! O PS atende moradores de rua tbm, usuários de drogas, etc, essas pessoas vivem na rua, não tomam banho e tem acesso as áreas internas do hospital e nem por isso deixam de receber atendimento! Cada uma...
  • Edina Pequeno
    08/06/2023
    Com a higiene do local,sim é preocupante.Mas não por conta da presença dos cachorros.Pq com certeza esse não é o problema maior.Mesmo porquê animais tem muito mais carisma e causam menos perigo do que certos humanos,que vivem para criticar e são incapazes de procurar soluções. Já ouviram será,a pergunta:Pq certo bicho entrou na igreja?..Pois é,pelo mesmo motivos os cachorrinhos entraram.A porta estava aberta. Vamos humanos, preocupem se mais com a situação atual do Brasil.Num país onde se bradam a \"democrácia\", acabei de postar o que penso.
  • Georgina Cortes Ferreira
    08/06/2023
    Deixa os cachorros lá, eles não estão fazendo mal a ninguém
  • Adriana
    08/06/2023
    Bom isso é de menos, o país está todo largado, não só o ambulatório onde o senhor frequentou no dia que precisou!
  • Bárbara
    08/06/2023
    Geralmente as pessoas frequentam tantos lugares indevidos,porque os animais não podem entrar em 1 PS? Se entram é porque se sentem bem,acolhidos...na Argentina é muito comum em qualquer estabelecimento, encontrar animais descansando e ninguém os incomoda,deixando os entrar e sair quando querem...
  • Antônio Carlos
    08/06/2023
    Eu prefiro cachorro q gente, aposto q não pediram dinheiro pra ninguém, e não incomodaram ninguém
  • Sandra
    08/06/2023
    Oh coisa difícil é agradar o ser humano, se expulsa os bichinhos é mais tratos e abandono, se deixa é desleixo com a unidade de saúde. Eles só querem se abrigar, tem gente que gosta de implicar. Cadê a tolerância e cuidado com os animais.. Vão cuidar deles que melhor. Se bem q quem reclama p conta de um cão deitado em um banco não deve gostar deles.
  • Xing Ling
    08/06/2023
    Aqui na cidade do nobre prefeito Alexandre é tudo normal....é normal esses cachorros aí, é normal o centro POP onde está, é normal essa pedição dos mendigos e agressividade na cidade toda....é normal o caos no trânsito e a cidade esburacada e com má sinalização de solo (principalmente na Av Chico Julio), é normal puxar saco da ACIF, é normal o caos na saude...aqui é tudo normal. Esse Sr pra prefeito nunca mais !
  • Viva os Pets
    08/06/2023
    Chamem a Associação Protetora dos Animais e também a Associação Protetora dos Pets. Não discriminem os Pets, pois eles têm seus direitos e não têm obrigações. Na imagem da foto do salão de espera dá para ver nitidamente que a sala está vazia e havia muitas cadeiras vagas, não havendo motivos para discriminar os Pets. Deixem os Pets em paz. Provavelmente os Pets estavam deitados na fila de espera aguardando atendimento, kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!
  • Mocinha
    08/06/2023
    Animais so transmite amor e companherismo , eles so estao descansando , sem maldade ,animais obra de Deus veio pra mostrar aos humanos o que é amar de verdade . tem que levar alimentos servir agua ., .
  • Cada um pior que o outro
    08/06/2023
    Que idiota esse tal de Marlon.... deve ser da turma de \"gente de bem\"
  • Paulo Oliveira
    08/06/2023
    Por que esse cidadão não adota um desses cachorros em vez de reclamar sem fazer nada. Quanto a doenças, cães pode transmitir sarna e raiva. A sarna e fácil de tratar e raiva só se tiver raiva e morder. Humanos podem transmitir todas as doenças contagiosas
  • Enibenedito
    08/06/2023
    Que contaminação????os cães e que morrem de tanta porcaria que o ser humano deixa lá. Eles entram pq estão com frio e fome, em vez de colocar tanto dinheiro nos seres \"ditos humanos\", pq não ajudam uma ong Prefeitura para cuidar destas criaturas , cães, que ficam nas ruas?????????
  • João
    08/06/2023
    Falta de notícias boas da nisto
  • Nina Guerra
    07/06/2023
    Infelizmente até minha família está tendo problema com um destes cães.É o que está deitado na cadeira Ele é um cão bonito, forte e bem tratado. Resolveu morar ao lado de minha casa. Se eu saio de carro e se ele estiver aqui, sai correndo atrás do nosso carro e as pessoas nos maltratam e ameaçam nos denunciar achando que ele é nosso e que o estamos abandonando. Amamos os animais, mas somos idosos e isto está nos causando grande estresse. Já pedi para que as pessoas conhecidas colocassem nas redes sociais pra ver se encontram o dono ou alguém que queira adotá-lo, Já fui na Guarda Municipal, ja fui na vigilância sanitária e a resposta é que não podem fazer nada. Ja fiz até Boletem de Ocorrência pois já houve uma pessoa que emparelhou conosco e disse que ia nos denunciar, ja quase atropelamos um motoqueiro que ameaçou nos abordar para nos xingar além do que ele corre o risco de ser atropelado. Quando saímos de casa temos que dar uma volta imensa no bairro e seguir pela rua paralela a rodovia, uma rua de pouco movimento para aumentar a velocidade do carro e conseguir despistá lo. Tenho vídeo que comprova essa cena também \"iNUSITADA\" . Pagamos os nossos impostos em dia e nos sentimos desamparados. Quem sabe agora com este outo fato \"INUSITADO\" a Prefeitura toma alguma providência.
  • Henrique Dagoberto Souza
    07/06/2023
    Ta parecendo a secretaria do clube do Sesi, tem cachorro deitado nas cadeiras de lá e não pode falar nada. Nada contras os cães, mas é perigoso, eles podem estranhar alguem e atacar.
  • risos
    07/06/2023
    em breve o cachorro dará o retorno....rsrsrsrs
  • Leandro Mellette
    07/06/2023
    Eles entram aonde se sentem seguros. Te garanto que devem ser mais saudáveis que muita gente (tipo essa pessoa) que ao invés ee se indignar que os cães estão abandonados, vem querer aparecer dando esse show. Largande ser ridículo e se está ruim vai pagar um convênio partícular.