RECEITA

Caponata de abobrinha

Abobrinhas são deliciosas de todo jeito: refogadas, cozidas, grelhadas, assadas; cortadas de várias maneiras; temperadas ao gosto do freguês. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 26/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes:

  • 4 abobrinhas italianas médias
  • 4 dentes de alho cortados em cubinhos   
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de azeite para untar a frigideira 
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de álcool
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 colher de pedacinhos de pimenta dedo-de-moça 
  • 1 colher (chá) de páprica picante
  • 10 folhas de hortelã picadas

Apesar de as conhecermos como legumes, sob a ótica dos botânicos as abobrinhas são frutas, da mesma foram que tomates, berinjelas, pepinos, pimentões e chuchus. As mais conhecidas recebem adjetivações de italiana e brasileira, de propriedades semelhantes. São indicadas para quem está fazendo dieta ou quer prevenir o surgimento de uma série de doenças. Cada 100 gramas tem apenas 20 calorias; suas fibras tanto ajudam a dar a sensação de saciedade, como colaboram para o funcionamento do trato intestinal. Além disso, é alimento rico em vitaminas C, do complexo B (importantes para os sistemas neurológico, circulatório e imunológico) e A (boa para a visão, pele). Entram em sua composição minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. E antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e livram o organismo de radicais livres. Não bastassem tantas qualidades, abobrinhas são deliciosas de todo jeito: refogadas, cozidas, grelhadas, assadas; cortadas de várias maneiras; temperadas ao gosto do freguês.

Na hora de comprar, dê preferência para as mais firmes, de cor verde-brilhante. Evite as que apresentem rachaduras ou tragam marcas de picadas de insetos. Evite descascar; no máximo raspe a casca com uma faca. Para cozinhar também não é preciso colocar água, pois elas são bastante aquosas e vão liberando líquidos quando expostas ao calor das chamas. Há uma infinidade de receitas que fazem da abobrinha (italiana ou brasileira) um ingrediente sempre presente na nossa mesa. Elas podem ser um antepasto muito gostoso a ser servido sobre pães e torradas. Experimente a receita que se segue. É muito fácil de preparar.

Higienize as abobrinhas. Seque e corte em rodelas de meio centímetro. Coloque-as numa tigela com sal e misture bem. Deixe descansar por meia hora. Ao fim deste prazo as abobrinhas terão desidratado o suficiente. Passe-as para uma peneira e lave-as muito bem debaixo de água corrente. Em cima de um pano de prato bem limpo e seco abra um pedaço dobrado de papel toalha e distribua as rodelas, uma ao lado da outra. No final da operação, cubra-as com outro pedaço de papel toalha e aperte bem com as mãos. O objetivo é secá-las ao máximo. Reserve. Lave e corte ao meio a pimenta dedo-de-moça, retirando todas as sementes e picando-a em pedacinhos. Lave e corte miúdo as folhas de hortelã. 

Numa panela pequena despeje todo o azeite e frite nele, até dourar, os dentes de alho cortados em lâminas. Não deixe que escureçam. Reserve. Unte uma frigideira grande e de fundo grosso com azeite. Leve ao fogo. Quando estiver bem quente, distribua as rodelas de abobrinha no fundo, sem sobrepô-las. Devem ficar uma ao lado da outra. Deixe dourar de um lado, o que deve levar aproximadamente três minutos, e usando uma espátula vire-as e doure do outro. Se for necessário, repita a operação.

Quando todas as rodelas estiverem grelhadas, monte o prato. Coloque uma camada de abobrinha grelhada, metade do azeite aromatizado com alho, da páprica, da pimenta e da hortelã. Borrife metade do vinagre e das as lâminas de alho. Repita as camadas. Leve à geladeira, coberta por tampa ou papel alumínio, e mantenha assim por quatro horas antes de servir. Fica ainda melhor no dia seguinte. Guardada em vidro esterilizado e bem fechado dura cinco dias em perfeitas condições para ser servida com pães ou torradas.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.