PERDA DE PESO!

Sana: novo medicamento contra obesidade pode substituir Ozempic

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min

Publicado na renomada revista "Nature Metabolism", no último dia 17, o novo medicamento SANA promete promover a perda de peso ao estimular as células de gordura a queimar energia para produzir calor. Além disso, segundo pesquisas, o fármaco não interfere no apetite ou nos sistemas nervoso central e digestivo, o que o diferencia de outras drogas antiobesidade já existentes.

VEJA MAIS:

Diferentemente dos análogos do GLP-1, como a semaglutida (princípio ativo do Ozempic), que atuam no controle do apetite e da saciedade, o SANA é derivado do salicilato — um composto encontrado naturalmente em plantas e base da aspirina. Seu mecanismo de ação inédito o posiciona como o primeiro de uma nova classe de fármacos contra a obesidade.

A pesquisa foi coordenada por Carlos Escande, do Institut Pasteur de Montevideo (Uruguai), e contou com a participação fundamental de pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Fapesp.

Resultados para perda de peso e próximos passos

Testes realizados em animais demonstraram que o SANA é capaz de:
•    Prevenir o acúmulo de gordura, mesmo em dietas ricas em lipídeos.
•    Tratar quadros já estabelecidos de obesidade.
•    Combater disfunções metabólicas, como a resistência à insulina.

Os resultados da fase 1 dos ensaios clínicos já indicaram que o composto é seguro em humanos e sugerem efeitos positivos, embora o quanto de peso pode ser perdido ainda não seja possível determinar com precisão. Em doses altíssimas, o SANA causou lesão tubular renal reversível em alguns casos.

Para comprovar a eficácia no tratamento da obesidade e avaliar seu potencial para a perda de peso em humanos, novas fases do estudo são necessárias. Carlos Escande confirmou à Agência Fapesp que a fase 2, com um grupo maior de voluntários, deve começar ainda este ano. Sua previsão para chegar no mercado não foi divulgada.

Como o SANA atua de forma diferente do Ozempic e Mounjaro, por exemplo, a pesquisa indica que os fármacos podem ser utilizados de forma conjunta para amplificar a perda de peso. Contudo, novos estudos serão feitos para comprovar a segurança dessa combinação.

Comentários

Comentários