
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza no próximo domingo, 22 de junho, às 8h, mais uma edição do Passeio Histórico no Parque do Engenho Central. A ação cultural é gratuita e oferece 60 vagas mediante inscrição prévia, que pode ser feita pelo site oficial do evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-2600.
VEJA MAIS:
- Lei Aldir Blanc traz bolsas inéditas para artistas em Piracicaba
- INSS terá reajuste em julho após desconto indevido; veja datas
- Golpe de vendedora da Vivo de Piracicaba em idosa acende alerta
Percurso revela passado do Engenho Central
Conduzido pelo coordenador do Engenho, Pedro Maurano, e pelo historiador do Museu Prudente de Moraes, Maurício Beraldo, o passeio propõe um mergulho no passado industrial da cidade. O trajeto começa no portal do Engenho Central e percorre diversos pontos do complexo, com explicações sobre o funcionamento dos antigos armazéns e a história da Société de Sucreries Brésiliennes, empresa francesa que administrava o local.
“A proposta é mostrar à população que este espaço, que hoje recebe eventos culturais, tem uma história rica que começa ainda no Brasil Imperial”, explica o historiador Maurício Beraldo. Pedro Maurano complementa: “Conhecer essa trajetória amplia o olhar sobre a importância do Parque do Engenho para a cidade”.
Símbolo da modernização da indústria açucareira
Inaugurado em janeiro de 1881 pelo Barão de Rezende, o Engenho Central foi um dos marcos da modernização industrial no Brasil. Após quase um século de atividade, encerrou suas operações em 1974. Em 1989, foi tombado como patrimônio histórico pelo Codepac, e desde 1992 passou a sediar a Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente, é referência em ações culturais e abriga espaços como o Teatro Erotídes de Campos e a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.