
Duas atletas de Piracicaba disputam, a partir desta terça-feira (25), em Macaé, no Rio de Janeiro, a seletiva para a Seleção Brasileira de Karatê. A atleta Valentina Carvalho vai disputar na categoria sub-14 e Barbara Borges, categoria sub-21 e Sênior.
A competição começa nesta terça com a pesagem e com o congresso técnico. As disputas serão realizadas na quarta (26), quinta (27) e sexta-feira (28). Valentina irá disputar no kata e no kumite, +47 kg. Já Barbara vai encarar uma categoria nova: ela sai da pesada (+68 kg) e desce para a -68 kg.
“Será a primeira vez da Valentina em uma disputa de seletiva para a formação da seleção. Mas treinou bem e a expectativa é boa, apesar da pouca experiência”, disse o técnico Diego Spigolon, que irá comandar as meninas do torneio no Rio de Janeiro.
VEJA TAMBÉM
- ‘Futebol é um processo de crescimento’, diz presidente
- Projeto de boxe muda história das crianças do Cecap
- Atletas do Bolsa Esportiva conquistam medalhas para Piracicaba
Sobre a Barbara, Spigolon afirmou que “a gente tem uma boa expectativa, apesar de ser uma nova categoria”. “A Barbara está treinando superbem. A categoria sub-21 é menos concorrida do que a categoria sênior, mas ela está preparada para conquistar a vaga em ambas as categorias”, disse o técnico.
A Valentina irá disputar o kata nesta quarta-feira e na quinta-feira o kumitê. E Barbara compete o sub-21 na quarta, o Sênior, fase 1, na quinta-feira e caso se classifique, ela entra na fase 2 e se junta com a vice-líder do ranking nacional 2024 e com a campeã e vice-campeã brasileira 2024.
Se as duas atletas piracicabanas passarem por essa seletiva, elas serão classificadas para o Sul-Americano de Karatê, que neste ano será disputado em junho, em Pernambuco. Os medalhistas no Sul-Americano se classificam para o Pan da Base, que será em agosto, em Assunção no Paraguai.
Vale lembrar que o kata é a simulação de combate detalhada de movimentos, que pode ser realizada de forma individual ou em equipe. Já o kumite é o combate real, com a interação direta com um oponente. Aqui, a ênfase está na aplicação das técnicas aprendidas durante o treino de Kata.
SELEÇÃO AQUI
A Seleção Brasileira adulta de Karatê virá a Piracicaba para uma série de treinamentos, entre os dias 7 e 12 de abril, em dois períodos. Durante esse período, os responsáveis pelo time canarinho irão abrir dois dias para o público acompanhar os trabalhos, que serão no ginásio da Vila Rezende.