EVENTO

Corta Mato faz campanha e prepara aniversário

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 1 min
Will Baldine/JP
A tradicional corrida acontece na Esalq/USP
A tradicional corrida acontece na Esalq/USP

Os líderes da tradicional corrida Corta Mato, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) estão organizando dois grandes eventos para os próximos dois meses.

Em março, a prova irá promover a campanha do “Março Roxo”, que tem como meta mobilizar a população sobre os cuidados referentes à epilepsia, doença que altera a atividade das células nervosas do cérebro, causando perda da consciência e convulsões.

Já em abril será uma corrida especial, pois será o mês em que a corrida comemora os 40 anos de “vida”. O evento será no dia 6 de abril, com diversas atividades. Entre elas, estão a confecção de medalhas alusivas às quatro décadas de existência da prova.

Com vice-campeonato, piracicabano faz história no Dakar-2025 

Essa aventura começou no início do ano de 1985, quando um grupo de amigos, composto por pessoas comuns e corredores mais experientes, iniciou o Corta Mato.

Eles corriam na Esalq/USP todos os dias, nos finais de tarde, alguns juntos e outros não, pois os ritmos e o preparo físico eram diferentes.
Após os treinos, se sentavam na escadaria em frente ao prédio central do Campus para um bate-papo descontraído.

Desde então, convencionou-se fazer a prova em todos os primeiros domingos de cada mês, às 8h. A prova é tão querida pelo público que não foi paralisada nem mesmo durante o período da pandemia.

O QUE É?
O termo “corta mato” é uma designação que os portugueses davam às corridas desta categoria, que aconteciam em terreno misto, terra-asfalto-pedra, com vegetação e elevações.

Comentários

Comentários