AMÉRICA DO SUL

Jundiaí ganha destaque por projeto com mulheres da Casa Sol

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Casa Sol tem foco na ressocialização das mulheres em situação de violência
Casa Sol tem foco na ressocialização das mulheres em situação de violência

Jundiaí conquistou mais um reconhecimento internacional pelo pioneirismo. Desta vez, o projeto “Ressignificando as experiências das mulheres abrigadas de Jundiaí”, que contempla as assistidas pela Casa Sol, foi aprovado pelo Comitê de Seleção da Chamada de Boas Práticas para Políticas Locais de Gênero, organizada pela Unidade de Gênero e Município da rede Mercocidades. A solenidade acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Esteban Echeverría, Argentina.

Com foco na ressocialização das mulheres em situação de violência, abrigadas pela Casa Sol, o projeto prevê o benefício social no valor de R$ 200 mensais, por meio do Cartão + Alimentação Jundiaí, distribuído pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (Ugads). O auxílio é utilizado para subsidiar o acesso a alimentos para famílias ou pessoas em vulnerabilidade social e que pertençam a serviços, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) Jundiaí. Ele permite a construção de novas experiências com os familiares e do replanejamento doméstico e está amparado pela Lei Municipal n. 10.075, de 07 de dezembro de 2023.

“O Cartão + Alimentação Jundiaí, somado ao trabalho de acompanhamento realizado pela Casa Sol, garante mais autonomia e, consequentemente, o empoderamento dessas mulheres em situação de vulnerabilidade social. Isso gera um impacto bastante positivo e constrói bases sólidas para que elas possam voltar à sociedade e fortalecer vínculos, além de evitar a reincidência no ciclo da violência, já que nenhuma vítima voltou ao abrigo após o período de cuidados”, comenta a gestora da Ugads, Maria Brant.

A Cúpula das Mercocidades conta com a participação de 380 cidades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia. Além da Ugads, o projeto “Ressignificando as experiências das mulheres abrigadas de Jundiaí” conta com o auxílio da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas para as Mulheres.

Comentários

Comentários