HORA DA DECISÃO

Confronto entre XV e Portuguesa tem histórico equilibrado

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Mariana Kasten/XV de Piracicaba 
O XV durante treino no Barão: hora de encarar a Lusa no Canindé
O XV durante treino no Barão: hora de encarar a Lusa no Canindé

XV de Piracicaba e Portuguesa prometem fazer o principal duelo de quartas de finais da Copa Paulista. O primeiro confronto está marcado para este sábado (7), às 15h, no estádio do Canindé, em São Paulo. O jogo de volta será uma semana depois, no dia 14, às 15h, no Barão da Serra Negra. 

Os dois times têm muita tradição no futebol paulista e brasileiro. Ao longo da história, os times jogaram entre si 87 vezes, segundo levantamento do site “O Gol”. A vantagem é do time paulistano, que venceu 32 vezes (37%), contra 27 (31%) do Alvinegro; houve ainda 28 (32%) empates.

VEJA TAMBÉM - Karateca piracicabano ganha Pan e assegura vaga no Mundial da Itália

Dessas partidas, houve uma partida pelo Brasileirão, vencida pela Lusa; 76 pelo Campeonato Paulista, com 30 vitórias da Portuguesa (39%), 25 empates (33%) e 21 vitórias do XV (28%); oito jogos pela Série A2, com 1 vitória da Portuguesa (12%); dois empates (25%) e 5 triunfos do XV (62%); e dois duelos pela Copa Paulista, com um empate e uma vitória quinzista.

As duas únicas partidas entre ambos pela Copa Paulista foram realizadas em 2017. Em jogos válidos pela segunda fase da competição, o XV empatou no confronto de ida, por 1 a 1, no dia 2 de outubro daquele ano; e goleou a Lusa por 4 a 0, no jogo de volta, oito dias depois.   

MELHOR

Neste ano, o Nhô Quim tem a quarta melhor campanha até o momento e a Portuguesa, o quinto melhor desempenho entre os oito classificados. Os outros encontros por esta fase da competição serão entre Monte Azul (1°) e Comercial (8°), Taquaritinga (2°) e União São João (7°) e Votuporanguense (3°) e Capivariano (6°).

Em relação ao sistema de disputa, o torneio segue o mesmo das oitavas de final, ou seja, empate no placar agregado leva a decisão para as cobranças de pênaltis. A diferença está na implementação do uso do VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo).

VEJA TAMBÉM - Antes da SS, piracicabano se destaca em prova internacional

“Trata-se de dois grandes clubes, e a expectativa é de duas grandes partidas. Utilizaremos esta semana para entendermos o máximo possível o nosso adversário, suas particularidades, e prepararmos o nosso time da melhor maneira”, contou o técnico do Alvinegro, Leandro Samarone.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

Comentários

Comentários