TRAGÉDIA AMBIENTAL

Morte no rio: Bebel ingressa com queixa-crime contra responsáveis


| Tempo de leitura: 2 min

A deputada estadual piracicabana, Professora Bebel (PT), pré-candidata a prefeita pela “Federação Brasil da Esperança”, ingressou nesse sábado, dia 27 de julho,  com queixa-crime no Ministério Público Federal contra a Usina São José, da cidade de Rio das Pedras, apontadas pela Cetesb pela mortandade de mais de 70 toneladas de peixes no Rio Piracicaba. A decisão de ingressar com a queixa-crime é em função de a Usina São José foi apenas multada pela Cetesb, em R$ 18 milhões, pela mortandade e pelo crime ambiental, mas em função de não haver nenhuma penalização aos seus responsáveis.

Bebel ressalta que o Rio Piracicaba é federal, daí o motivo pelo qual decidiu ingressar com a queixa-crime no Ministério Público Federal para que instaure procedimento competente com a finalidade de buscar a responsabilização criminal tanto da pessoa jurídica como física. “Nosso intuito é de que os responsáveis por este crime ambiental sejam responsabilizados criminalmente pela justiça”, completa.

Na queixa-crime, a deputada estadual piracicabana juntou farto documentação sobre a mortandade de 235 mil peixes no Rio Piracicaba, que se amontoaram na região do Tanquã, em meados deste mês, gerando consternação de toda sociedade e sendo notícia nos principais veículos de comunicação do país, tamanha a sua gravidade, assim como toda investigação desenvolvida que  apontou a Usina São José como a responsável. A queixa crime foi protocolada pelos advogados Jonas Parizzotto e Osmir Bertazzoni. “Esperamos que, a partir da nossa ação, o  Ministério Público Federal  tome as medidas pertinentes para que os responsáveis por esse bárbaro crime sejam responsabilizados criminalmente e sirvam de exemplo, porque o nosso meio ambiente vem sendo atacado e temos que dar um basta nesta situação, já que o Rio Piracicaba continua sendo maltratado em pleno século XXI, quando a humanidade assiste a diversos desastres climáticos resultado da ação do homem”, completa Bebel, que no início desta semana propôs que a sociedade piracicabana se mobilize num movimento suprapartidário em defesa do Rio Piracicaba.

Comentários

Comentários