HISTÓRIA

Fotos históricas contam os 170 anos da Santa Casa de Piracicaba

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

Uma história contada a partir de 1900 está exposta no corredor principal da Santa Casa de Piracicaba. Com 36 fotografias, a mostra, que faz parte das comemorações dos 170 anos da instituição mais antiga da cidade ainda em funcionamento, resgata aspectos e momentos marcantes do hospital, e chama a atenção de todos que passam por lá, de médicos a funcionários, de visitantes a acompanhantes.

Saiba mais

A Santa Casa foi fundada em 25 de dezembro de 1854 pelo comerciante José Pinto de Almeida, e foi o primeiro hospital de Piracicaba, atendendo às necessidades da população, que, à época, não tinha acesso a serviços de saúde.

As fotos expostas foram reunidas há 20 anos, quando a Santa Casa completou 150 anos de fundação. A proposta é manter viva a memória histórica da entidade. A curadoria do material teve apoio dos cursos de Jornalismo e de História da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), em ação coordenada à época pela professora Valéria Alves Esteves Lima.

Além do pessoal especializado para análise do material fotográfico e organização de exposição iconográfica, a parceria com a universidade permitiu a conclusão do levantamento do acervo da Santa Casa, com a catalogação, higienização e acondicionamento correto das imagens, curadoria, edição, organização e montagem da exposição.

Algumas das imagens são originais, como a do lançamento da pedra fundamental do atual prédio da Santa Casa, em 7 de setembro de 1923 e a atuação dos freis e irmãs franciscanas. O material, segundo a entidade, são raros e antigos, e precisaram ser manuseados com cuidado e higienizados com pó de borracha e pinceis de cerdas macias. Depois disso, foram colocados em jaquetas de poliéster para a preservação do material.

A exposição vai percorrer outros setores do hospital. Porém, a escolha do local de abertura da mostra, no corredor principal, aconteceu por conta do valor histórico do ambiente: os ladrilhos instalados foram fabricados pela própria Santa Casa, a partir de 1927, como tentativa de reduzir os custos gigantescos assumidos  para construção do complexo hospitalar, que até hoje abriga a Irmandade na Avenida Independência.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

Comentários

Comentários