PETS

Pitbulls são naturalmente agressivos?

Entenda se a natureza desse animal é, de fato, predatória ou se esse comportamento depende de como ele é criado

Por Ana Laura França | 07/06/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

Os pitbulls surgiram na Inglaterra, no século 19, através do cruzamento do bulldog inglês e da extinta raça terrier inglês. Outra curiosidade é que o termo “pitbull”, na verdade, engloba um conjunto de raças caninas: pitbull terrier, american staffordshire terrier, staffordshire bull terrier e também os cruzamentos originados entre elas.

Devido à força do animal, as pessoas começaram a usar esses cães para esportes violentos como forma de entretenimento, como luta com bichos selvagens e rinhas, por isso acabaram ganhando a fama de agressores. Mas, na verdade, os pitbulls só se tornam violentos mediante o ambiente em que eles são criados.

“Existe um histórico relacionado à aparência dos pitbulls. Eles se tornaram símbolo de virilidade e masculinidade devido à sua origem como cachorro de rinha. Muitas pessoas adquirem pitbulls com a intenção de ter um cachorro violento e acabam incentivando comportamentos agressivos, sem se preocupar com o direito do próximo. Agora, todo animal pode se tornar agressivo, e isso não depende de apenas um fator.”, afirma o veterinário e adestrador Henrique Perdigão.

A socialização bem feita com ajuda de um adestrador pode ajudar a impedir as chamadas atitudes predatórias, como correr atrás de crianças, e evitar violências futuras, principalmente se os cães ainda forem filhotes de até 90 dias. Além disso, o dono do animal deve evitar brincadeiras que estimulem a competitividade, como o cabo de guerra ou passatempos que reforcem o instinto de caça, como colocá-lo para perseguir algum objeto.

“Sendo bem treinado e socializado, o pitbull se torna um animal dócil e companheiro como qualquer outro”, explica o também veterinário e adestrador Zenildo Prazeres.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.