FESTA JUNINA

Conheça a história dos 3 santos protagonistas da Festa Junina

Por Ana Laura França |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

Por trás das quadrilhas, fogueira, comidas típicas e bandeirinhas, existe uma tradição católica nas festas juninas. É o mês que os devotos celebram Santo Antônio, São João Batista e São Pedro em suas datas marcadas no calendário eclesiástico.

Mas, na verdade, a comemoração é mais antiga que essa tradição. Teve origem no hemisfério norte, onde as pessoas festejavam o solstício de verão, que marcava o início das colheitas.

Com a propagação do cristianismo, essa celebração foi reinterpretada adquirindo significados distintos, tornando-se, então, a Festa de São João, conhecida como Festa Joanina e, por último, transformando-se em Festa Junina, por acontecer no mês de junho e quando os outros dois santos também passaram a ser celebrados.

Agora, conheça a história dos santos que são celebrados.

Santo Antônio (dia 13/06):

Santo Antônio, padroeiro de Piracicaba e conhecido como protetor dos casamentos e dos pobres, realizou diversos milagres durante sua vida, curando doentes e convertendo pessoas com suas pregações fervorosas e conhecimento das Sagradas Escrituras. Nascido em Lisboa com o nome de Fernando, inicialmente destinado à carreira militar, ele sentiu o chamado religioso e se tornou sacerdote franciscano, adotando o nome Antônio.

Sua vida foi marcada por milagres, o que resultou em sua rápida beatificação e canonização após sua morte. É famoso por auxiliar as noivas pobres, ajudando a arrecadar dotes para elas, e por sua devoção ao Menino Jesus, que, segundo a tradição, apareceu em seus braços durante uma oração. Sua língua permaneceu intacta após sua morte, considerada um sinal da inspiração divina em sua pregação.

São João Batista (dia 24/06):

São João, um dos santos juninos, é venerado como padroeiro dos hoteleiros, hóspedes, prisioneiros, casais e enfermos. Sua festa é celebrada em 24 de junho, destacando sua vida considerada um milagre. É o único santo que tem sua data comemorada no dia de seu nascimento, e não da sua morte.

Nascido de uma gravidez tardia de Santa Isabel e São Zacarias, São João Batista foi escolhido por Deus para ser o maior dos profetas, preparando o caminho para Jesus e convidando à conversão. Ele batizou Jesus e foi reconhecido como importante na história cristã desde os primeiros momentos.

São Pedro (dia 29/06):

São Pedro, originalmente chamado de Simão, era um pescador que encontrou Jesus e se tornou um de seus discípulos. Ele desempenhou um papel fundamental na disseminação do cristianismo, testemunhando os milagres de Jesus e sendo especialmente próximo a Ele.

Reconhecido como o primeiro Papa e líder dos apóstolos, São Pedro é lembrado por sua negação de Cristo durante a Paixão, seguida de arrependimento. Ele é considerado o guardião das chaves do Céu e padroeiro dos pedreiros, pescadores e porteiros.

Comentários

Comentários