HISTÓRIA

HQ apresenta história da Estação da Paulista para estudantes

Livro '100 anos da Paulista: uma história de amor', lançado no centenário da famosa estação de Piracicaba, agora está nas mãos de alunos da Rede Pública de educação

Por Roberto Gardinalli | 20/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Divulgação

O livro “100 anos da Paulista: uma história de amor”, escrito por Antonio Aleoni, foi relançado na Escola Estadual Professor Antonio de Mello Cotrim, na Pauliceia, em Piracicaba, em uma atividade com alunos na última semana. O livro, que foi lançado pela primeira vez em 2022, conta a história da construção e importância da Estação da Paulista, em Piracicaba.

Saiba mais

A apresentação do roteiro aconteceu a convite da professora Andrea Tano Gianoni, que ministra uma disciplina eletiva sobre a presença da arte em todos os ambientes frequentados pelos alunos. O livro foi editado em uma parceria entre as secretarias de Educação e Ação Cultural de Piracicaba, e é uma história em quadrinhos, impressa propositalmente em preto e branco, e foi distribuído primeiramente a alunos das escolas da Rede Municipal de Educação e, agora, também para os estudantes da Rede Estadual. No total, foram impressos 40 mil exemplares. Além da professora e dos alunos, participaram da atividade o autor do livro, Antonio Aleoni, e o professor Adolpho Queiroz, que também participou da idealização do projeto.

O livro é uma história que mistura ficção e realidade. No campo ficcional, Aleoni fala de um amor impossível entre jovens piracicabanos, cujo desfecho seria o casamento da noiva na Itália, com uma pessoa que não amava, mas por imposição dos pais, que não aceitavam o seu amor piracicabano. Às vésperas do casamento, ele vai, de trem até São Paulo, pega um avião e chega até a porta da igreja no dia do casamento. O pano de fundo da história é a construção da primeira estação ferroviária da cidade, inaugurada em 29 de julho de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil. Na data, o primeiro trem chegou à estação. Desde então, a Estação da Paulista transformou-se num ponto de apoio importante para o transporte de passageiros e cargas entre Piracicaba e São Paulo. O livro narra outro momento histórico e marcante para a nossa cidade, com o embarque do Batalhão de Piracicaba rumo à Revolução Constitucionalista de 1932. Hoje, a Paulista transformou-se num grande parque e local de realização de eventos culturais.

“A disciplina eletiva sobre linguagens visa dar às nossas estudantes facetas do contexto histórico e cultural do nosso país e da nossa cidade e, com esta atividade que realizamos nesta ocasião, cumpre três finalidades: recontar a história de um dos marcos culturais da cidade, estimular o seu conhecimento através da leitura e da pintura do livro e, mais do que isso, conhecer um autor de livro em nossa cidade”, disse a professora Andrea Tano Gianoni. “Estou muito feliz com o resultado alcançado, pois os alunos também aprenderam técnicas de quadrinismo e desenharam e pintaram com o autor E grata ao meu ex-professor a Unimep, prof. Adolpho e ao Antonio Aleone, autor do livro, por suas presenças entre nós”, completou.

Ao final do evento, os alunos escreveram cartas de agradecimento aos convidados, enquanto outros ali mesmo iniciavam a pintura das 31 páginas do livro, que foram dados de presente aos alunos. Alguns exemplares também foram deixados para outras consultas na biblioteca da escola.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.