RAÍZES

Exposição traz aspectos culturais da produção de alimentos

Exposição traz a Piracicaba fotografias que mostram a produção regenerativa de alimentos em fazendas e por comunidades indígenas

Por Roberto Gardinalli | 17/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Divulgação

Estreia neste sábado (18) em Piracicaba a exposição itinerante Raízes da Gastronomia, uma mostra que  apresenta a conexão entre tradição e inovação na produção de alimentos, destacando os aspectos históricos e culturais das comunidades indígenas, e sua relação com as mais modernas técnicas de agricultura regenerativa. Esta é a primeira parada da exposição, que foi instalada na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo de Arruda Pinto”. A exposição fica na cidade até o dia 9 de junho.

Saiba mais sobre Piracicaba

Além dos aspectos culturais das comunidades indígenas, a exposição também destaca a produção de café em fazendas sustentáveis de Minas Gerais. A mostra é formada por 50 fotografias, que tem como objetivo expandir o conhecimento sobre o tema, desde o cultivo até a mesa. A comunidade Tuyuka, localizada no Amazonas, é um dos destaques do projeto devido à sua importância na cidade de São Gabriel da Cachoeira, onde sua produção abastece não apenas as escolas locais, mas também parte da população. Além disso, a Guima Café, uma empresa situada em Varjão de Minas, na região do Cerrado Mineiro, é outra protagonista com suas práticas de agricultura regenerativa certificadas pela Regenagri, instituição britânica de cafeicultura regenerativa.

Além das fotografias, a exposição traz um acervo de instrumentos utilizados na agricultura tradicional e indígena. "A ideia inicial do Raízes da Gastronomia tinha como foco a gastronomia brasileira”, comenta Fabiano Moreira, idealizador do projeto. ”Ao apresentar a mostra ao mercado patrocinador, pela Lei Rouanet, percebemos o potencial em direcionar nossa pesquisa para a gastronomia indígena e descobrimos a agricultura regenerativa. A partir daí, surgiu a ideia de conectar o passado ancestral do cultivo indígena às modernas práticas de regeneração do solo", comentou.

Na instalação o público conhecerá o cultivo de uma variedade de alimentos, como mandioca, banana, abacaxi, cupuaçu, açaí, cará, maracujá do mato pela comunidade Tuyuka. Além disso, poderá se encantar com a produção de café da fazenda Guima, que integra mata nativa em seu espaço e possui bolsões para armazenagem e distribuição de água. A mostra foi elaborada para demonstrar que a combinação de agricultura e floresta pode criar um ecossistema saudável e produtivo.

Depois de Piracicaba, a exposição segue para a cidade de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. A mostra Raízes da Gastronomia fica aberta ao público entre os dias 18 de maio e 9 de junho, na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, localizada na rua Saldanha Marinho, n° 333, no Centro de Piracicaba.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.