LUTO

Morre Mané Bortolotti, ex-técnico de basquete do XV de Piracicaba

Mané faleceu aos 92 anos em Rio Claro; como jogador e treinador, colecionou títulos na região

Por Roberto Gardinalli | 15/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Morreu, aos 92 anos na cidade de Rio Claro, Manoel Antônio Bortolotti, conhecido como Mané Bortolotti, ex-treinador de basquete do XV de Piracicaba e técnico do time de futebol do Alvinegro na década de 1960. Mané faleceu na última terça-feira (14).

Saiba mais

Mané foi um nome importante para o esporte da região, especialmente o basquete. COmo jogador, foi vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior de 1949, por Rio Claro, campeão estadual por São Calor, além de conquistar o Torneio do Obelisco por Piracicaba nos anos de 1953 e 1956. Pelo XV de Piracicaba, foi vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior em 1954 e campeão em 1955. Também pelo XV, foi campeão estadual de basquete nos anos de 1957 e 1960 e vice-campeão em 1955, 1958 e 1959.

Como técnico, Mané conquistou os Jogos da Sorocabana, com a equipe de Sorocaba em 1963 e pelo XV de Piracicaba foi campeão dos Jogos Abertos do Interior em 1963, e conquistou o vice-campeonato dos Jogos Abertos do Interior pelo Alvinegro em 1962. Foi campeão da segunda divisão pelo Rio Claro em 1964.

Em nota, o XV de Piracicaba lamentou a morte de Mané. “Mané Bortolotti, como era popularmente conhecido, após construir trajetória de sucesso como jogador e treinador de basquete, inclusive pelo time piracicabano, foi técnico do elenco profissional de futebol do XV de Piracicaba, em algumas passagens, sendo, inclusive ele a exercer a função na famosa excursão à Europa e Bolívia, durante a década de 60. O clube externa seu sentimento de pesar aos amigos e familiares”, citou em nota. Mané Bortolotti foi sepultado na cidade de Rio Claro nesta quarta-feira (15).

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.