ESCASSEZ

Santa Casa diz que atende acima da capacidade de leitos e rebate críticas de vereador

Hospital enfatiza a 'necessidade de união e projetos colaborativos especialmente em tempos de alta demanda no sistema de saúde'.

Por N. Fradique | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Divulgação

Recentemente, a Santa Casa inaugurou novos leitos de internação: vagas esgotadas
Recentemente, a Santa Casa inaugurou novos leitos de internação: vagas esgotadas

A Santa Casa de Franca anunciou na manhã desta quarta-feira, 17, que a taxa de ocupação de leitos de internação tem ultrapassado 100% em seus três hospitais. Nos últimos meses, a cidade vem registrando uma grande demanda por vagas na rede pública, com pacientes ficando à espera por um leito até por uma semana, após o atendimento nas unidades de saúde do município.

Em comunicado nesta quarta-feira, o hospital lembra que em setembro concluiu a instalação de 40 novos leitos, mas a demanda é crescente neste momento em que a cidade registra uma explosão de casos que necessitam de internação.

“Com a crescente demanda devido a casos de dengue e doenças respiratórias, a instituição tem se esforçado para atender às necessidades da população, aumentando sua capacidade com 40 novos leitos, totalizando 330 leitos dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A escassez de vagas na cidade foi tema de discussão nas últimas sessões da Câmara Municipal de Franca. Nessa terça-feira, o assunto foi mais amplamente debatido com alguns parlamentares sugerindo convocar os representantes da Santa Casa e dos órgãos responsáveis pelo sistema de regulação de leitos, como a DRS-XIII (Diretoria Regional de Saúde) para esclarecer o motivo da fila de espera e o que poderia ser feito.

A Santa Casa disse que tem superado as metas estabelecidas em seu contrato estadual, realizando um número maior de exames, internações e cirurgias do que o previsto, "demonstrando seu compromisso com a saúde da comunidade".

Em comunicado, a Santa Casa também rebate críticas do vereador Gilson Pelizaro (PT), que apontou, na Tribuna da Câmara, uma "segunda fila", com pacientes regulados, mas que não passam imediatamente pela cirurgia pela qual foi encaminhado.

“A instituição observa com surpresa as recentes declarações de vereadores, que parecem não reconhecer os esforços e os resultados alcançados. A Santa Casa enfatiza a necessidade de união e projetos colaborativos, em vez de acusações infundadas, especialmente em tempos de alta demanda no sistema de saúde”.

Leia mais:
Vereador aponta 'segunda fila' para cirurgias na Santa Casa; 'hospital de guerra'

Família clama por transferência de mulher para tratamento de AVC em Franca

 

Veja na íntegra a nota do Grupo Santa Casa de Franca
"O Grupo Santa Casa de Franca, uma instituição de saúde de referência terciária, tem enfrentado desafios significativos no cenário atual da saúde de Franca e região. Com a crescente demanda devido a casos de dengue e doenças respiratórias, a instituição tem se esforçado para atender às necessidades da população, aumentando sua capacidade com 40 novos leitos, totalizando 330 leitos dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar das dificuldades, a taxa de ocupação hospitalar tem ultrapassado 100% em seus três hospitais, refletindo um esforço contínuo para fornecer cuidados médicos essenciais. A Santa Casa de Franca destaca a importância da colaboração e do diálogo com as autoridades locais, como a Diretoria Regional de Saúde (DRS) e a prefeitura, para alinhar estratégias e otimizar recursos.

A instituição tem superado as metas estabelecidas em seu contrato estadual, realizando um número maior de exames, internações e cirurgias do que o previsto, demonstrando seu compromisso com a saúde da comunidade. No entanto, a instituição observa com surpresa as recentes declarações de vereadores, que parecem não reconhecer os esforços e os resultados alcançados.

A Santa Casa enfatiza a necessidade de união e projetos colaborativos, em vez de acusações infundadas, especialmente em tempos de alta demanda no sistema de saúde. Além disso, a Santa Casa de Franca segue protocolos médicos rigorosos, como no tratamento da pancreatite, onde a colecistectomia, uma cirurgia para remover a vesícula biliar, não é geralmente realizada durante o episódio agudo. O foco inicial é tratar a inflamação do pâncreas e quaisquer infecções associadas. A cirurgia só é considerada após a estabilização do paciente e a resolução da pancreatite aguda, garantindo assim a segurança do paciente e a eficácia do tratamento.

Este compromisso com a excelência e a segurança do paciente reflete a dedicação da Santa Casa de Franca em fornecer cuidados de saúde de alta qualidade, mesmo sob pressão intensa. A instituição continua a ser um pilar vital na rede de saúde, atendendo não apenas a cidade de Franca, mas também a região, e reforça seu apelo por apoio e reconhecimento adequados de seu trabalho incansável e essencial."

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Benedito Carlos Rodrigues
    17/04/2024
    Agora próximo da eleição estão tentando conseguir votos.
  • Benedito Carlos Rodrigues
    17/04/2024
    Será que os atuais vereadores fizeram alguma coisa em prol da Santa Casa? Eu não tenho lembrança de ter visto ou ouvido.
  • Freitas
    17/04/2024
    A situação da saúde nessa cidade é crítica! Tanto pública quanto particular (demora no atendimento inclusive para urgências). Não é possível que essa situação continue assim. Plano de saúde parece que quer economizar ao invés de se adaptar para atender as necessidades dos clientes. Quanto aos sus, é o que dá depender de políticos que não servem pra nada, só pra se apossarem do dinheiro do povo besta que se mata de trabalhar e quando precisa de saúde, segurança e educação, não recebe.