AVIAÇÃO

Eve negocia venda de 50 carros voadores para japonesa AirX; valor pode ser de R$ 790 mi

Valor do negócio não foi divulgado, mas pode chegar a cerca de R$ 790 milhões, de acordo com as estimativas do preço do carro voador, que será fabricado em Taubaté

Por Da redação | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 4 min
São José dos Campos

Divulgação / Eve

Conceito do carro voador da Eve
Conceito do carro voador da Eve

A Eve Air Mobility assinou uma carta de intenção de compra com a AirX Inc., a maior empresa pública de serviço de fretamento de helicópteros do Japão, para 10 pedidos firmes do eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) – popularmente conhecido como carro voador – com direitos de compra de outras 40 aeronaves.

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Segundo a Eve, o pedido de compra apoiará o desenvolvimento contínuo e o dimensionamento de operações inovadoras de transporte no Japão. O valor do negócio não foi divulgado, mas pode chegar a cerca de R$ 790 milhões, de acordo com as estimativas do preço do carro voador.

Até meados do ano passado, a Eve contabilizava 2.850 pedidos pela aeronave, uma estimativa de US$ 8,6 bilhões (R$ 45 bilhões) para a empresa e cerca de 22% do mercado de eVTOLs no mundo.

Também em 2023, a Eve revelou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida em Taubaté, dentro da unidade da Embraer, a quem é ligada. A empresa iniciou a montagem do primeiro protótipo em escala real, que dará sequência à campanha de testes. Atualmente, a Eve tem cartas de intenção de compra para quase 3.000 eVTOLs e a aeronave deve entrar em serviço em 2026.

Chamado de EVE-100, cada unidade do carro voador poderá realizar viagens de até 100 quilômetros em um tempo menor do que nas estradas, por exemplo. As regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul devem ser as primeiras no Brasil a receberem os serviços do veículo.

REPERCUSSÃO

“Apreciamos a confiança da AirX na Eve não apenas pela compra de nosso eVTOL, mas também de nossas soluções de serviços e operações e do Vector - nosso software de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”, disse Johann Bordais, CEO da Eve.

“O Japão tem progredido em sua abordagem e interesse nas operações de eVTOL e estamos entusiasmados para continuar a expandir nossos relacionamentos e apoiar os objetivos de mobilidade aérea urbana do Japão.”

“Estamos impressionados não apenas com as capacidades tecnológicas da Eve, mas também com seu compromisso com a construção de um ecossistema”, afirmou Kiwamu Tezuka, CEO da AirX.

“Ao integrar nosso conhecimento, experiências e plataforma de negócios existentes com as soluções abrangentes da Eve, esperamos superar as limitações do transporte avançando nas operações de eVTOL no Japão.”

A AirX é pioneira em mobilidade aérea avançada no Japão e uma empresa de plataforma digital que oferece uma solução completa de serviços de fretamento para o público japonês via AIROS Skyview.

A empresa anunciou o lançamento do primeiro campo de testes de eVTOL da Grande Tóquio, o UAM Centre. A iniciativa baseia-se na história da AirX de oferecer experiências aéreas únicas por meio do AIROS Skyview desde 2015, estabelecendo um marco significativo na jornada da empresa em direção à mobilidade aérea urbana sustentável e acessível. O UAM Centre está pronto para revolucionar as viagens aéreas na área metropolitana de Tóquio, mostrando o compromisso da empresa com a inovação e o futuro do transporte.

REGIÃO ÁSIA-PACÍFICO

Segundo a Eve, a região Ásia-Pacífico é um mercado importante para a empresa, que segue “construindo relacionamentos diversificados e trabalhando com seus clientes e potenciais clientes para trazer um novo modelo de transporte e ajudar a aliviar o congestionamento do trânsito na região”.

Além do Japão, a Eve tem trabalhado em estreita colaboração com clientes e operadores na Austrália, Índia e Coreia do Sul, entre outros locais. À medida que a empresa trabalha com seus parceiros locais, seu objetivo é construir ecossistemas de mobilidade aérea urbana de forma “colaborativa em cada uma das comunidades e cidades focos para lançamento do mercado, e compartilhar informações de interesse público conforme as discussões acontecem”.

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.

A Eve informou que o conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança.

“Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído”, disse a empresa.

Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo o Vector, para otimizar e expandir as operações de mobilidade aérea urbana em todo o mundo.

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