OCUPAÇÃO

Após protesto no Paço, Wandão recebe manifestantes do MST

Encontro discutiu a tentativa de ocupação de uma área particular no Parque Shangrilá na manhã desta segunda.

Por Flávio Paradella | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/PMC

Wandão afirmou que a ação da Guarda Municipal foi respaldada por um decreto municipal em vigor desde 2010
Wandão afirmou que a ação da Guarda Municipal foi respaldada por um decreto municipal em vigor desde 2010

Na tarde desta segunda-feira, 15 de abril, o vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida (PSB), encontrou-se com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Salão Vermelho do Paço Municipal, que estavam fazendo uma manifestação nas escadarias da Prefeitura de Campinas, após terem sido retirados da Fazenda Santa Mariana.

A reunião também contou com a presença dos vereadores Gustavo Petta (PcdoB) e Mariana Conti (PSOL) e teve como foco a tentativa de ocupação de uma área particular no Parque Shangrilá, ocorrida na manhã do mesmo dia.

Durante o encontro, o vice-prefeito afirmou que a ação da Guarda Municipal foi respaldada por um decreto municipal em vigor desde 2010, o qual estabelece um Grupo de Controle e Contenção de Ocupações, Parcelamentos Clandestinos e Danos Ambientais na cidade. "Não me nego ao diálogo, não me nego a rever procedimentos, mas temos que seguir a regra", afirmou Wanderley de Almeida.

A área desocupada pertence à fazenda Santa Mariana, onde cerca de duzentas famílias se instalaram. Apesar da proposta do diretor de Monitoramento da Secretaria de Habitação de cadastrar as famílias para auxílio-moradia, não houve consenso.

A atuação da Administração foi conduzida visando garantir a integridade física das famílias.

Após a reunião, os representantes do movimento sugeriram um novo encontro, proposta aceita pelo vice-prefeito. Os integrantes do MST deixaram o Paço Municipal ao final da tarde, após as discussões.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.