EDUCAÇÃO

Número de crianças matriculadas na rede municipal sobe de 36,1 mil para 37,2 mil

Dados são do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação

Por Da Redação | 03/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

Na Educação Infantil, que abrange crianças de zero a 3 anos, foram criadas 356 novas vagas, das quais 316 são integrais
Na Educação Infantil, que abrange crianças de zero a 3 anos, foram criadas 356 novas vagas, das quais 316 são integrais

O número de crianças matriculadas na rede municipal de ensino saltou de 36.155 em 2023 para 37.202 neste ano, um aumento de 1.047 vagas. A informação é do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal da Educação.

Os dados são do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a pasta, cidade atende integralmente a demanda do Ensino Fundamental e da pré-escola.

No Ensino Fundamental, são atendidas, atualmente, 18.339 crianças de 6 a 10 anos. Deste total, 1.213 vagas foram criadas no período integral e 17.126 no parcial.

Considerando os dados referentes ao ano de 2020, houve um acréscimo significativo de 1.112 novas matrículas no Ensino Fundamental, elevando o número de alunos de 17.227 no ano acima referido para os atuais 18.339 em 2024. Nas pré-escolas, destinadas a crianças de 4 e 5 anos, são 8.514 vagas em 2024, das quais 4.365 integrais e 4.149 parciais.

Segundo informações do Departamento de Planejamento, as novas matrículas estão diluídas em todas as séries/anos, e parte desse aumento pode ser atribuída à migração de alunos das escolas particulares para as escolas municipais.

O caso de Andreia Elisabete Pacini Silva, 43, se enquadra neste cenário. Ela é mãe de Eduarda, de 10 anos, e João Pedro, de 1 ano e 4 meses, que estudam em escolas da rede municipal, e de Victória, de 11 anos, matriculada na rede estadual. Ela ressalta a equiparação de qualidade entre a rede pública e as escolas particulares. “A metodologia usada na rede pública é tão boa quanto a utilizada nas escolas particulares. As apostilas são excelentes e os materiais complementares também. Fora isso, o que surpreende é o acesso aos professores, que são mais próximos não apenas dos alunos, mas das famílias.”

ETI

No caso do programa de Escola em Tempo Integral, de 2023 para 2024 foram 379 vagas novas criadas, passando de 884 matrículas no ano passado para 1.263 vagas atualmente.

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