ARTES MARCIAIS

VÍDEO: Projeto do taekwondo atende quase 400 atletas em Piracicaba; veja onde treinar

Nas aulas, além do desporto baseado em técnicas de ataque, contra-ataque e condicionamento físico, é desenvolvido ainda o espírito de superação dos atletas

Por Erivan Monteiro | 25/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Divulgação

O trabalho social do taekwondo em Piracicaba é reconhecido em nível nacional
O trabalho social do taekwondo em Piracicaba é reconhecido em nível nacional

O taekwondo piracicabano é reconhecidamente um dos mais respeitados no país, com um trabalho e base de excelência que tem rendido frutos até para a Seleção Brasileira. Com um forte trabalho social, centenas de atletas são atendidos atualmente na cidade.

“Hoje somos em quase 400 praticantes do nosso grupo espalhado em cinco núcleos de projetos sociais desenvolvidos em escolas e no C.A.R. Dojan Nippon, que é a sede do taekwondo piracicabano”, contou o gestor esportivo Frederico Mitooka, professor e líder do projeto.

“No C.A.R. Dojan Nippon, conseguimos desenvolver uma metodologia de ensino similar a utilizada nas escolas, dividindo as turmas por faixas etárias aplicando o taekwondo de forma que o público-alvo consiga assimilar o aprendizado. São turmas que atendem crianças a partir de 4 anos até senhores e senhoras com mais de 60 anos”, explicou Mitooka.

A Nippon ainda possui uma turma específica para mulheres, uma turma para treinos de competição em “Poomsae” - que são as formas ou lutas imaginárias - e outra turma de kyorugui, as partidas onde se pontuam através do contato do pé no colete ou no capacete e também com os punhos no colete.

As aulas acontecem no período da manhã, tarde, noite e, em alguns casos, de forma individual, no estilo de personal. “É importante frisar que todos os professores da Nippon de taekwondo possuem formação superior em Educação Física e experiência internacional na modalidade, garantindo acima de tudo, segurança a saúde e certeza que quem ensina sabe o que está fazendo” assegurou Frederico.

Nas aulas, além do desporto baseado em técnicas de ataque, contra-ataque e condicionamento físico, é desenvolvido principalmente o espírito de superação, já que, para que ela seja alcançada, outras virtudes como o foco, a disciplina e a resiliência, precisam ser desenvolvidas em conjunto.

DOCUMENTÁRIO

Mitooka iniciou recentemente o projeto de produção de um documentário cujo tema é a transformação social por meio dessa arte marcial. A meta é distribuir a película em escolas na rede pública de ensino de todo o Brasil.

O filme ainda está em fase de capitação de recursos e Mitooka espera que os empresários se sensibilizem e apoiem a iniciativa. O professor e sua equipe lançaram recentemente um material de divulgação do documentário e espera iniciar as gravações o quanto antes; assim que conseguir os recursos necessários para a produção.

Segundo o professor, o documentário pretende contar “o antes e o depois do taekwondo entrar na vida de diversas pessoas”. “A missão do filme é mostrar para as crianças e jovens que sonhar em mudar a vida através do esporte é possível, real e eles também podem”, diz.

ESTILO DE VIDA

Na visão de Mitooka, se fosse para definir o esporte seria “Estilo de Vida”. Criado há mais de dois mil anos, no esporte se encontram e se misturam culturas taoístas, confucionistas e budistas. Tais filosofias foram incutidas nos antepassados para que seus praticantes não se tornassem bárbaros e para isso antigamente a disciplina era muito rígida.

“Atualmente, em alguns Dojans no Brasil, como o nosso, isso ainda é quesito primordial, assim como o respeito pelos mais velhos, a hierarquia marcial e familiar. Por isso talvez possamos dizer que o taekwondo ensinado na Nippon é um estilo de vida”, conta Mitooka.

SERVIÇO

A Nippon se encontra no bairro Castelinho, na rua Dr. Otavio Martins de Toledo, 166. Mais informações: www.dojannippon.com.br

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.