RESGATE

VÍDEO: 'Minha gratidão nunca vai ser o suficiente', diz mãe de bebê salvo em Piracicaba

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Will Baldine/JP

As vidas de dois bebês foram salvas entre a noite do último domingo (17) e a madrugada desta segunda-feira (18), em Piracicaba. Em um intervalo de duas horas, a Polícia Militar, junto com equipes de resgate, resgataram as crianças, que tinham se engasgado com o leite. Os bebês, um de 17 dias e outro de 10 dias, passam bem.

Saiba mais

O primeiro caso aconteceu por volta das 22h30 no Monte Líbano. A mãe da criança chamou a polícia após perceber que o filho tinha se engasgado com o leite, e estava sem respirar. Porém, antes da chegada dos policiais, a ajuda de uma vizinha foi fundamental para que a história terminasse bem. A técnica de enfermagem Kátia Lourenço ajudou a criança a se desengasgar. Os pais do pequeno Arthur chamaram a vizinha, que os atendeu imediatamente. “Eu já saí prontamente, peguei a criança desfalecida, já, estava bem roxa e já iniciei as manobras. Eu usei a manobra Heimlich, virei ele de bruços, desobstruí as vias aéreas dele e comecei a dar os tapinhas nas costas dele. Como ele não voltava, eu suguei o leite pelo nariz. Eu coloquei a boca no nariz e suguei o leite pelo nariz. Aí ele começou a chorar, e vi que estava dando certo”, disse.

Ana Paula, mãe do pequeno Arthur, já recuperada do susto, não mede palavras para agradecer à vizinha pelo ato. “Se não fosse por ela naquele momento, eu não sei o que teria acontecido com ele. No desespero, a gente pensa em tanta coisa, a gente tenta fazer vários procedimentos, só que no momento, tudo foge à cabeça. Minha gratidão por ela nunca vai ser o suficiente”, disse.

O segundo caso aconteceu por volta da 0h30 na Vila Sônia. As equipes foram até o local e, com as manobras adequadas, conseguiram salvar a vida do bebê de dez dias. Depois, eles foram encaminhados à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Sônia para a criança passar por atendimento médico.

Nas duas situações, a noção de primeiros socorros foi fundamental para que o desfecho da história fosse positivo. Mas, além disso, é necessário manter a calma e acionar as unidades de emergência o quanto antes para aumentar as chances de sucesso no resgate. No caso, as pessoas podem ligar para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pelo número 192, ou para o Corpo de Bombeiros pelo número 193. “A primeira coisa a fazer ao ajudar é manter a calma. O controle emocional é fundamental para prestar primeiros socorros. Em seguida, chamar ajuda pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou Corpo de Bombeiros, e se a pessoa sabe e se sente confortável para realizar a manobra, deve iniciar”, disse o bombeiro civil, técnico de segurança do trabalho e líder da brigada de incêndio da Santa Casa de Piracicaba, Jeferson Polito. “Se tiver mais pessoas no local, ela pode solicitar que outra pessoa peça ajuda enquanto presta os primeiros socorros”, completou o especialista.

Comentários

Comentários