Certamente você conhece pessoas bem-sucedidas. Alegres, otimistas e que focam suas vidas em soluções e não em problemas. E se assim o são, é porque sabem que recebemos o que pensamos! Você certamente já viu frases como: “Você é aquilo que pensa”, ou parecidas, não é? Pois bem, para quem acredita e quer mesmo ter sucesso na vida, é preciso se aprofundar nessa sabedoria.
Mas há um sério obstáculo nesse processo, que as pessoas bem-sucedidas conhecem bem: nosso cérebro é negativo por natureza. Basta recebermos um desafio e lá vai ele dizendo que não vamos conseguir ou colocando empecilhos… E disso desencadeia-se (junto com nossas crenças, fobias, traumas e experiências psíquicas) todo um cenário de derrota, medo e falta de coragem, atrapalhando a carreira, os estudos, os relacionamentos, a saúde, os sentimentos e a vida em geral, incentivados por dois inimigos da felicidade: o autoengano e a autossabotagem.
Reverter tudo isso e gerenciar pensamentos não é tarefa fácil, mas aqui vai um roteiro inicial e algumas dicas poderosas. E, para começar essa transformação, treine eliminar aos poucos todos os seus pensamentos negativos, concentrando sua disposição e energia no positivo, no que você tem de bom: pontos fortes.
Muitos de meus pacientes iniciam o tratamento utilizando uma linguagem negativa, pessimista e, então, proponho uma ferramenta, desde o começo, que faz a diferença estrutural na transformação deles, porque os problemas apresentados são apenas consequências…
Dificuldades, sofrimento e angústia fazem parte da vida, não adianta; saiba que eles vão sempre existir. O segredo, portanto, é como você lida com eles, como os recebe e gerencia.
E aí entra um dos assuntos mais envolventes e especialmente fundamentais em qualquer tentativa de evolução ou transformação. Pensamentos desencadeiam emoções e são elas que comandam atitudes. Você pode até ter um pensamento positivo, mas se não houver inteligência emocional trabalhando junto e na ação, esqueça.
Quando você encontrar dificuldades e obstáculos no caminho, é melhor treinar a sua mente para criar soluções, em vez de se concentrar nos problemas. É preciso aprender a focar o sucesso e a positividade, não as falhas ou a negatividade.
Na maioria absoluta das vezes, são as crenças limitantes que distanciam as pessoas delas mesmas e de seu potencial, e o agravante é que elas operam em um nível inconsciente, ditando cada aspecto do seu comportamento e suas consequências. Ao corrigir isso com as técnicas corretas e se concentrar em soluções, oportunidades e atitudes otimistas, você se torna ciente de seus dons e habilidades, e percebe que você é mais forte e muito melhor do que imaginava.
Mas você pode me dizer que tem muitos problemas e que eles estão simplesmente acima de sua estrutura. E eu digo que não. E provo, sintetizando num único e maravilhoso pensamento, que dá o toque inicial para o sucesso da terapia: “O dia que você souber aquilo que você não sabe que sabe, você será realmente você”.
LEIA MAIS