Irisina, o hormônio do exercício que contribui no combate a covid-19!

Por Rogério Cardoso | 22/09/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Olá queridos leitores, retorno aos artigos no JP depois de uma longa data por causa da pandemia, mas saibam que os artigos não pararam e você pode ler os anteriores no meu Blog, no site do Jornal de Piracicaba.

E queria agradecer as mensagens recebidas neste período falando que sentiram minha falta. Fico feliz e agradeço ao JP por esta parceria de longa data.

Em um recente estudo feito pela Universidade Estadual Paulista que ficou famoso no mundo inteiro mostrou e comprovou mais uma vez a importância da atividade física para o combate à covid-19. O estudo mostrou que a Irisina, um hormônio liberado pelos músculos quando se pratica alguma atividade física tem um efeito terapêutico em casos de covid-19.

O artigo foi publicado no periódico Molecular and Cellular Endocrinology com o titulo “Irisin modulates genes associated with severe coronavirus disease (covid-19) outcome in human subcutaneous adipocytes cell culture “ e mostrou que a Irisina modula os genes que se relacionam à covid-19. Por meio de técnicas de sequenciamento os pesquisadores identificaram 14.857 genes expressos em uma linhagem de adipócitos subcutâneos e ao notarem a irisina nestes genes, observaram que a expressão de vários genes foi alterada.

A irisina é normalmente produzida pelo próprio corpo durante a atividade física contínua e é reconhecida pela função de modificação metabólica do tecido adiposo, onde se armazena triglicerídeos, lipídios e onde a maior parte da gordura é depositada podendo ocasionar um processo inflamatório corporal. Sabemos por intermédio de artigos anteriores que já mencionei aqui no JP que a obesidade entrou para o rol de doenças que contribuem para que sua saúde se agrave com a covid-19 e a gordura é um destes principais fatores. Desta forma, a atividade física com a liberação de vários neurotransmissores e hormônios ajudam nas atividades dos macrófagos que são algumas das células de defesa do nosso sistema imune, produzindo grande ação anti-inflamatória no corpo.

Por que esta pesquisa é de extrema importância? Já sabemos que o exercício ajuda em muito a melhorar seu sistema imunológico, mas além disso, novas técnicas e tratamentos podem ser usados através da atividade física ou que se utilize a Irisina. Uma nova epidemia de obesidade surgiu com a pandemia da covid-19 e se você ainda não se mexeu, é melhor fazer isso agora. Até a próxima!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.