Faça o seguinte

Por Marisa Bueloni | 27/08/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Faça o seguinte: tome sol. Confinados em nossas casas, precisamos do sol. Pelo menos 20 minutos, 3 vezes por semana, se possível entre 10 e 15 horas, indicado para a obtenção da Vitamina D. Sim, sim, o horário saudável é entre 10 e 16 h.

Faça o seguinte: uma boa canja. Daquelas! Cozinhe do seu jeito. Uns gostam dela branquinha, só com arroz e o peito de frango. Há quem acrescente legumes e troque os grãos por um macarrão furadinho. Vai do gosto de cada um. Queijo parmesão ralado, sim, não é bom?

Faça o seguinte: leia. Um bom livro traz abertura ao espírito, enlevo para a alma e paz ao coração. É possível viajar nas palavras e sentir de perto a beleza narrada ao longe. O sonho mora ali, nas páginas sagradas de um belo livro.

Faça o seguinte: um chá de maracujá, destes que perfumam a casa e nutrem a alma. Um litro de água, um maracujá e uma maçã, em pedaços, a fruta toda. Lascas grossas de gengibre e umas 2 canelas em pau. Ponha tudo para ferver durante uns 15 minutos. Coe e tome. E depois me conte.

Faça o seguinte: relaxe. Fique em silêncio. Não precisa ser na posição de lótus, se você não consegue. Sentada numa cadeira confortável é o bastante. Ponha uma música de meditação. Silencie sua mente. Feche os olhos. Perceba sua respiração. Respire profundamente. Desligue-se do mundo exterior. Agora é você e seu corpo. Tudo bem calmo, quieto e suave.

Faça o seguinte: bata um bolo. Ah, que delícia o cheiro do bolo de fubá assando no forno! Passe um café. Ponha uma mesa com toalha bonita, xícaras e pires, a manteiga, a geléia, bolachinhas, torradas. Coma o bolo por último. O bolo é a cereja do bolo.

Faça o seguinte: limpe a casa. Não há exercício mais poderoso. Varrer o chão, passar um pano úmido com desinfetante e tirar o pó dos móveis, espanar aqui e ali – ó que delícia o cheiro de casa limpa e organizada!

Faça o seguinte: não chore, meu bem. Por mais duro que seja, aguente. Já vi lindas e fortes bradando coisas do tipo “vontade de sumir!”. Não suma. Temos de ser valentes, cada vez mais. Não se desanime, não jogue a toalha. Permaneça firme como a casa sobre a rocha.

Faça o seguinte: se você pode, compre uma casinha no campo. Um poço, horta, galinhas, pés de frutas. Se tiver bastante terra, plante. Aliás, o contato com a natureza é revigorante e traz longevidade. Cultive-se. Redescubra a primitiva alegria de plantar e colher.

Faça o seguinte: abandone-se nos braços do Pai Criador, que fez o céu e a terra. Mesmo que você seja agnóstico, ateu, renda-se ao que acredita ser uma Força Superior que tudo rege. Você faz parte deste Universo (im) perfeito e está a caminho da luz. Gaste todo seu amor com o próximo. Mesmo que tenha se decepcionado amargamente e perdoado muitas vezes. Setenta vezes sete. Lembra?

Faça o seguinte: reze. A oração é poderosa e cura as doenças do corpo e da alma. Se estou angustiada e com algum problema difícil, pego o terço e rezo. Leio a Palavra, canto um salmo curativo. E tudo vai clareando à minha volta.

Faça o seguinte: cuide-se. Álcool gel sempre por perto. Lavar as mãos com frequência. Se precisar sair, usar máscara. Chegando da rua, deixe os sapatos do lado de fora. Tome um banho, lave o cabelo, ponha toda a roupa na máquina. Permaneça na quarentena. Até aparecer uma vacina confiável. Se for em 2021, estaremos lá.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.