Obesidade, Inatividade Física e Covid-19: A tempestade perfeita

Por Rogério Cardoso | 23/06/2020 | Tempo de leitura: 2 min

O mundo e especialmente o Brasil enfrenta talvez em sua história, apesar de toda a tecnologia disponível e com toda a evolução da medicina no ultimo século, talvez a mais letal Pandemia de toda a história da humanidade. No outro lado da moeda, o mundo parou, e milhões de pessoas pelo mundo deixaram de realizar suas atividades físicas pelo isolamento.

Além da gravidade do vírus, o mundo sofre por uma Pandemia de excesso de gordura , a geração de inflamação crônica e resistência a insulina e também doenças crônicas que representa uma das maiores ameaças à saúde humana global que incluem doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, doenças hepáticas e renais, câncer entre outras.

O excesso de gordura corporal pode prejudicar a imunidade . E indivíduos obesos possuem maior incidência de doenças imunológicas e autoimunes. O excesso de gordura corporal pode contribuir para o comprometimento cardiovascular e metabólico da saúde, incluindo vários fatores de risco, como glicose no sangue anormal, elevados níveis de colesterol (LDL), triglicerídeos e pressão arterial, que evoluem para uma variedade de outras doenças, incluindo diabetes tipo 2, câncer, Alzheimer e doenças cardiovasculares segundo várias pesquisas segundo estudo que saiu na Revista Científica Front Public Health através do estudo "Revisiting the Global Pandemic Overfat".

É importante ressaltar que o consumo de alimentos é um outro fator importante para influenciar o nível de gordura corporal, o sistema imunológico, a saúde geral e o risco de desenvolver doenças. O grande mal que passamos nesta época que vivemos é a grande ingestão de açúcar e outros carboidratos refinados que desempenham um papel preponderante nesta pandemia de excesso de gordura gordura corporal e com isso agravando mais ainda os quadros de covid-19.

Muitas pessoas por causa da Pandemia estão ficando em casa e com isso afetando o seu contato com a exposição regular à luz solar para aumentar os níveis de vitamina D. A vitamina D pode atuar como um modulador imunológico, impedindo a expressão excessiva de citocinas inflamatórias e várias outras funções. No entanto, aqueles que estão em excesso de gordura têm níveis consistentemente mais baixos de vitamina D através da idade, etnia e geografia. A falta de Vitamina D por estar em casa pode piorar os quadros de covid-19.

Atualmente, não existem medicamentos antivirais específicos ou eficazes, nem vacinas contra a infecção por covid-19 para terapia potencial em seres humanos. A prevenção se dá por meio de estilo de vida saudável e através da pratica de atividades físicas e uma ótima alimentação. Por isso, se você já faz exercícios, mantenha este hábito. Se não faz, cuide-se, é a sua única arma contra a covid-19.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.