Epidemias e pandemias

Por André Sallum | 20/03/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Epidemia é o aparecimento e a disseminação de uma doença em uma área específica, atingindo simultaneamente grande número de indivíduos. Quando tal disseminação atinge diversos países e continentes, fala-se em pandemia.

Refletindo sobre a situação atual, pode-se perceber que, além da pandemia viral, outras têm se disseminado com igual ou maior virulência, afetando a saúde física e mental de milhões de pessoas, comprometendo-lhes a qualidade de vida.

Referimo-nos às pandemias de notícias falsas e alarmistas, de irracionalidade, de histeria e pânico coletivos – tristes reflexos da falta de saúde emocional e mental de parcela significativa da população, despreparada para enfrentar situações inusitadas e desafiadoras.

Além das necessárias medidas higiênicas e sanitárias, que obviamente cabem a todos nós, tem sido imensamente negligenciada a necessidade de se promover a higiene mental das pessoas como fator preventivo e auxiliar em situação como a atual. Uma atitude de serenidade e calma, acompanhada de ações corretas, com certeza ajuda muito mais do que preocupações e temores exagerados. Sabe-se que o medo, o estresse e a ansiedade, além de serem paralisantes e bloquearem a lucidez, aumentam a liberação de cortisol e de inúmeras outras substâncias que deprimem o sistema imunológico, tornando suas vítimas mais vulneráveis a possíveis agentes patogênicos. Portanto, é óbvio que seriam desejáveis e urgentes ações fortalecedoras do estado de espírito coletivo, mediante uma comunicação responsável, sadia e construtiva.

Se a visão convencional dá tremenda importância aos agentes patogênicos como os vírus, uma abordagem sistêmica considera fundamental a integridade do sistema imunológico dos indivíduos, a qual pode ser favorecida mediante sono reparador, atividade física adequada, redução do estresse, bom humor e alimentação correta. Nesse quesito, não somente o alimento físico, mas igualmente a nutrição emocional e mental, através de informações, ideias e sentimentos positivos, reveste-se de grande importância para o equilíbrio psicossomático, evitando-se a fixação obsessiva e exaustiva em comentários desnecessários e negativos ou em especulações inúteis.

Circunstâncias como a atual ensejam reflexões sobre o nosso preparo para enfrentar situações adversas, nosso senso de cidadania e solidariedade, nossa atitude diante do desconhecido e nossa habilidade de adaptação, ao mesmo tempo que são oportunidades de fortalecermos nosso autocontrole, paciência e capacidade de superação.

Quem possui uma fé verdadeira e cuida de fortalecê-la através de instrução espiritual correta, oração e meditação, não se rende a supostas ameaças externas nem aos constantes desafios existenciais. Permanece, na medida do possível, sereno, oferecendo à vida e ao mundo que o cerca o seu melhor, a começar pela irradiação da própria paz.

Mesmo situações aparentemente negativas podem ser compreendidas em sua função purificadora e impulsionadora da evolução humana, além do que a humanidade já enfrentou e superou incontáveis situações adversas.

Diversas instruções espirituais recentes e idôneas afirmam que estamos passando e ainda passaremos por processos de purificação e transformação da humanidade e do planeta, convidando aqueles que compreendem a importância do momento atual a se empenharem na manutenção do equilíbrio, da paz e da saúde integral, ao mesmo tempo prontificando-se a servir e colaborar com o bem comum.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.