Seja forte

Por Marisa Bueloni | 12/02/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Aconteça o que acontecer, seja forte! Não jogue a toalha, não entregue os pontos e não desista. Seja forte para aceitar até mesmo a possível derrota, depois de uma batalha sangrenta e dolorosa. Mas lute até o último momento. Em qualquer situação, até mesmo diante do amor, se necessário. Se achar que encontrou a pessoa da sua vida, lute por ela.

Seja forte, vivemos tempos cruéis, de muita violência, corrupção e criminalidade. Estamos sujeitos a sofrer um ataque à nossa integridade, ao nosso patrimônio, à nossa ilusória segurança. Não saímos mais à noite, e se vamos a algum compromisso às 20 horas, procuramos chegar cedo, estacionar nosso carro num bom lugar, se possível, colocar num estacionamento.

Sei que você tenta ser forte. Enfrenta a viuvez, a casa vazia, os filhos cada um vivendo a sua vida, a solidão pesando sobre os ombros, sobretudo no domingo à noite, aos acordes infalíveis do “Fantástico”. Você sabe que o show da vida é bonito, mas a vida já não é mais propriamente um show para você. Há barreiras a superar, ansiedade, medo do futuro… e todas as contas para pagar!

Seja forte. Mesmo sofrendo uma grande decepção na vida amorosa. Você se doou no relacionamento, teve atitudes cheias de carinho e de ternura. Houve momentos em que o outro estava em dificuldades e você ajudou, estendeu sua mão. Lá na frente, recebeu como pagamento ingratidão, indiferença e possível traição. Dói. Muitos de nós conhecemos essa dor. Chore, mas seja forte para superar e aguardar um novo amor.

Seja forte, mesmo quando a sorte não sorrir para você. Há fases da nossa vida em que tudo parece dar errado. É uma desgraceira atrás da outra. Se contar, ninguém acredita. Você se pergunta se é o destino, se estava escrito, e por que tem de passar por tudo isso. Por quê? Mas passe por cima da própria pergunta, levante a cabeça e siga em frente. Vida que segue.

Seja forte, meu amigo. Os tempos pedem que sejamos uma fortaleza, tal uma árvore de tronco imenso, uma casa construída sobre a rocha, um organismo que não adoece, com ótima imunidade, a dose diária de vitamina C com zinco, sistema imunológico fortalecido para enfrentar um vírus dos infernos que está pondo o mundo de joelhos.

Temos todos de ser fortes. Esquenta, chove, esfria um pouco, depois volta a esquentar. E os dias se sucedem neste início de ano para o qual havíamos desejado tantas felicidades. Feliz ano novo, dizíamos até outro dia. E o ano começou com as enchentes em Minas e Espírito Santo, cujas imagens na tevê nos assombram. O repórter explica que parte disso é culpa das mudanças climáticas. As cidades estão extremamente impermeabilizadas, poucas áreas verdes. E todo o calor que sobe deste cimento ingrato vai para a atmosfera e o vapor se condensa, causando chuvas cada vez mais intensas. Entendeu, meu anjo?

Temos de ser fortes, para não pegar o vírus mortal. Estar de pé todos os dias e dar conta dos nossos afazeres e compromisso. Não ser um peso para filhos, netos e não aborrecer ninguém. É tão bom ser forte, dirigir nosso carro, fazer nossas compras, termos boa aparência apesar da idade e demonstrar que, sim, estamos bem. Não só para carregar as sacolas do supermercado, mas possuindo aquela força interior invisível e insuperável chamada fé.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.