A desculpa para a sua saúde

Por Rogério Cardoso | 28/01/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Como já falado aqui em outros artigos anteriores, no ranking de resoluções para o ano novo, a prática do exercício físico e emagrecimento é uma das mais escolhidas pelas pessoas ao redor do mundo. No entanto, muitas pessoas costumam dar a desculpa de não terem tempo para isso. Conhece alguém assim?

Recente pesquisa da “Free time and Physical activity among Americans 15 years or older: Cross sectional analysis of the American time use Survey” mostrou que usamos muito mal o nosso tempo. Poucos ocidentais, e nós nos incluímos neles, conseguem realizar, por exemplo, a recomendação do American Collegge of Sports Medicine que é de acumular 30 minutos de exercícios moderados por dia ou 210 minutos por semana. Na verdade, somente uma em cada três pessoas consegue isso.

A pesquisa foi feita com mais 32.000 pessoas e mostrou que excluindo-se todas as atividades obrigatórias como o tempo dedicado ao trabalho, deslocamento, sono, limpeza da casa e pessoal, cuidado com a família, compras, tomar banho e se vestir que não eram consideradas tempo livre, sobrava-se muito tempo para o lazer.

A pesquisa mostrou que independente da renda, idade, sexo ou etnia, em média, as pessoas tinham 5 horas do dia para o lazer, dentre as 16 horas, contando-se as 8hs de sono, que para muitos, não é mais uma realidade.

Pasmem: durante a pesquisa, a atividade física foi muito pouco falada nas entrevistas, tendo a maioria das pessoas usado este tempo para assistir televisão, ficar com o celular ou computador. Apesar de a pesquisa ter sido feita nos Estados Unidos, a realidade do Brasil não é nada diferente, não é mesmo? Já notou isso ao seu redor?

Se somente planejarmos melhor nosso tempo, para ter os 30 minutos diários de exercício, conseguiríamos, com certeza, colocar como objetivo a prática da atividade física no dia a dia das pessoas e com isso, emagrecer, prevenir doenças ou ter mais saúde para fazer o que quiser.

Este estudo mostra que as pessoas ainda superestimam o tempo que acham que não possuem. Mas se você colocar como meta isso, com certeza existe tempo para sua saúde. A cada dia surgem novas pesquisas de quanto tempo ficamos em frente aos celulares. E isso é uma realidade. Mas o futuro frente a tantas mudanças será de como poderemos usar nosso tempo para termos mais qualidade de vida frente a tantas escolhas e opções. Não tem jeito, se quisermos viver com autonomia no nosso envelhecimento, exercício já! Até a próxima!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.