Começo essa coluna destacando duas frases populares relacionado ao tema: “a primeira impressão é a que fica” e “devemos nos vestir para o emprego/posição que almejamos e não para aquela que temos”
Clássicas frases que você concordando ou não com elas, é preciso buscar entender o impacto da imagem pessoal na carreira e no dia a dia do seu trabalho, e prestar atenção em o quanto podemos estar negligenciando o tema devido a teimosia ou ao olhar raso de julgá-lo fútil.
Imagem é nossa expressão pessoal, nossa aparência e atitude, é nossa maneira de ser, peça importante em nossa comunicação não verbal.
Quando falo em imagem pessoal no trabalho, não estou me referindo apenas à aparência física ou ao cuidado com a forma de se vestir, mas também com o jeito de ser, com comportamentos, atitudes, ações, com nossos hábitos, postura ética, com nossa bagagem de conhecimento, habilidades e competências, entre diversos outros pontos.
Uma imagem positiva e adequada pode ser a diferença entre vendermos uma ideia, um projeto, sermos promovidos, contratados ou não. Pode ser o diferencial nas mudanças de fase da vida - começo ou final de casamento, maternidade, mudança de emprego, de posição...
Uma imagem fortalecida e fiel à sua personalidade trás total confiança e autoestima, afinal projetar uma imagem genuína, mais do que uma necessidade, é uma vantagem competitiva, seja você uma executiva ou uma empresária, iniciando ou consolidando sua carreira, entrando ou saindo de um relacionamento - a imagem ideal lhe ajuda a evidenciar suas qualidades, valores, habilidades e potencial. Ela é a sua marca.
Sempre gosto de trabalhar com meus clientes o que chamo de pilares ABCD, ou seja: Appearance (aparência), Behavior (comportamento), Communication (comunicação) e a mais nova de todas Digital footprint (pegadas digitais)
Todas são igualmente importante e requerem atenção, mas hoje quero destacar a aparência pois ela é aquela que antes mesmo de nos apresentarmos, de dizermos qualquer coisa, já foi notada. É ela que dá crédito aquela frase que comecei a coluna - “a primeira impressão é a que fica” - já que 80% da nossa percepção está relacionada a visão.
É claro que podemos mudar a primeira impressão, mas estudos mostram que podemos levar de 6 a 8 meses para isso e verdade seja dita, quando pensamos em business talvez não tenhamos esse tempo.
A sua aparência fala muito por você, ela é a sua comunicação não verbal e é importante que você a observe. Veja se as roupas, cores e acessórios que você utiliza estão condizentes com seu ambiente de trabalho, com sua audiência naquele dia, com as mensagens que precisa transmitir.
Valorizar seu visual é criar uma predisposição favorável para você vender seu conteúdo.
Então como disse Gloria Kalil e gosto de levar como um mantra: “não há boa imagem que compense a falta de competência. Mas não há competência profissional que não se beneficie de boa imagem”.