História da cidade

Pró-Memória digitaliza documentos de elaboração da Lei Orgânica

Registros do processo ocorrido há mais de três décadas estão disponíveis para consulta online

Por OVALE BrandStudio | 15/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min

No acervo digitalizado do Pró-Memória, hospedado no site da Câmara, é possível consultar documentos da administração desde o século 19, fotos, periódicos, ações judiciais antigas e trabalhos acadêmicos
No acervo digitalizado do Pró-Memória, hospedado no site da Câmara, é possível consultar documentos da administração desde o século 19, fotos, periódicos, ações judiciais antigas e trabalhos acadêmicos

Em 2021, o Pró-Memória concluiu a digitalização de 14 caixas de documentos relacionados à elaboração e discussão da Lei Orgânica guardados no Arquivo da Câmara. No acervo, doado pelo ex-vereador Luiz Paulo Costa, estão o anteprojeto, propostas de emendas, pareceres, atas de reuniões de comissões, convocações e correspondências.

O Pró-Memória resulta de um acordo de cooperação entre a Câmara, a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com o objetivo de preservar e divulgar a história da cidade.

A Lei Orgânica Municipal, que estabelece regras gerais e rege a cidade junto com as constituições federal e estadual, completou 30 anos no ano passado. 

O processo de elaboração da lei, no contexto da redemocratização do país, começou em 1984 quando a Câmara realizou seminários com a participação de juristas. Depois decidiu-se aguardar a promulgação da Constituição Federal, em 1988. Seguiram-se então meses de debates e reuniões, com a participação de entidades sociais e de classe. 

São 357 artigos, fora as disposições transitórias, que deliberam sobre os poderes Legislativo e Executivo; a autonomia do município; a participação popular por meio das eleições, audiências públicas, conselhos, plebiscito, referendo, iniciativa popular e direito a pedido de informação e denúncia. 

Também trata das competências do município, como legislar sobre seu orçamento, e do funcionamento da Câmara, normatizando as sessões e o processo legislativo. 

Prevê as atribuições e responsabilidades do prefeito, vice e secretários. Outros artigos estabelecem regras para obras, licitações, transporte coletivo, tributos, política habitacional e de meio ambiente, além da educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer e ainda fiscalização. 

As emendas à Lei Orgânica demandam votação em dois turnos para aprovação, com intervalo mínimo de dez dias e voto favorável de dois terços dos vereadores. De 1990 até 2021, entraram em vigor 87 alterações à norma original. 

Para consultar, acesse o site da Câmara, clique no ícone do Pró-Memória (ampulheta) e busque Lei Orgânica do Município no menu ou na pesquisa por palavra-chave. Se preferir, digite: https://www.camarasjc.sp.gov.br/promemoria/

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.