Alyce Parsons e Mimi Dorsey definiram os sete estilos universais entre as décadas de 1980 e 1990 e hoje a teoria é amplamente difundida e utilizada pelos profissionais da moda, determinando cerca de dois ou três estilos característicos por pessoa.
Eu particularmente não falo muito sobre isso em minhas mídias ou com minhas clientes pois não gosto de definir a imagem delas, colocando cada uma em uma caixinha de características, e sim dar a elas as ferramentas para transitar em todas as sete possibilidades quando necessário ou for de sua vontade. Afinal somos tão múltiplas em nossa singularidade, não é mesmo?!?!?
Mas confesso que observar uma pessoa baseado nas definições dos sete estilos universais pode ser muito útil na hora de presentear. E sendo neste final de semana o Dia das Mães, porque não pensar na sua e acerta ainda mais no presente.
Mãe Clássica ou Tradicional: Chamar a atenção não é seu objetivo, estão sempre optando por roupas com linhas retas e poucos detalhes, estampas como risca de giz, listras, xadrez e pied-de-poile são as prediletas. As cores mais neutras como preto, branco, cinza, marinho e bege, em geral são as predominantes. É um estilo mais atemporal e que reflete inclusive nos acessórios e sapatos, sempre mais discretos.
Mãe Criativa: para essa mãe não importa se a roupa está na moda ou não, ela gosta de misturar tudo, criando looks lindos de um jeito que só ela sabe usar. Peças vintage ou modernas, texturas, cores, estampas e sobreposições estão presentes em seu guarda-roupa, assim como acessórios e sapatos diferentes e até inusitados.
Mãe Sexy: uma mãe que chama atenção por onde passa por usar cores fortes, decotes, animal print, transparências, recortes, saltos, tudo de uma forma linda, sabendo valorizar seu corpo e estilo sem vulgarizar.
Mãe Esportiva: conforto e praticidade estão presentes no guarda-roupa da mãe esportiva através de roupas básicas, que conversam entre si e de tecidos naturais e gostoso ao corpo. Peças e acessórios funcionais estão como seus prediletos.
Mãe Moderna: é cosmopolita, é urbana, é antenada! Gosta de cores fortes, e de criar contrastes no visual, com modelagens diferentes, assimetrias, misturar peças do guarda-roupa feminino com o masculino, ousar nas bolsas e sapatos. Não tem medo de traduzir sua personalidade através do visual.
Mãe romântica: feminina e delicada, mas atenção, isso não quer dizer um visual infantilizado ou bobo. Rendas, flores, babados, bordados, tecidos fluidos, vestidos e saias rodadas, cintura marcada, mangas bufantes, cores claras e pastel, estão presentes no visual dessa mãe.
Mãe Elegante: gosto muito de uma frase para descrever essa mãe, “a mãe clássica é elegante, mas a mãe elegante pode não ser clássica”. Ela gosta de investir em peças de qualidade e com bom acabamento. Looks monocromáticos, ton sur ton, seda ou alfaiataria estão presentes em seu guarda-roupa.
E para finalizar, dedico essa coluna de hoje a todas vocês mamães, que mais que nos dar à luz, é a luz em nossos dias! E em especial a minha, que se foi uma pouco antes da minha estrear por aqui, mas torceu muito e ainda vibra a cada coluna minha.