
O número de atendimentos feitos pelo Qualist caiu 27% em 2019, em Taubaté, no comparativo com o ano anterior.
Em 2019 foram realizados 68.128, ante 93.351 atendimentos no ano anterior.
O dado de 2019 é o menor dos últimos cinco anos: em 2015 foram 89.601 atendimentos, em 2016 foram 90.475 e em 2017 foram 90.620.
Durante o governo Ortiz Junior (PSDB), apenas em 2013 (33.585) e 2014 (52.655) houve um número menor de atendimentos do que em 2019.
SEM RESPOSTA.
Os dados acima foram obtidos pela reportagem por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação) ainda no mês de março. Desde então, o jornal cobra do governo Ortiz uma explicação para a queda no número de atendimentos em 2019, mas não houve resposta.
Na campanha eleitoral de 2016, o tucano prometeu “ampliar o atendimento do Qualist, passando o número de equipes de seis para nove”.
Em fevereiro desse ano, em resposta a um requerimento da vereadora Loreny (Cidadania), o governo Ortiz afirmou à Câmara que o programa ainda conta com as mesmas seis equipes de 2016, com 26 profissionais.
O Qualist atende, em casa, pacientes com mobilidade reduzida.
Entre os questionamentos da reportagem que a gestão tucana se recusou a responder estão: que medidas a prefeitura tomou, desde 2017, para ampliar o número de equipes do Qualist; se existe alguma previsão de aumentar, até o fim do ano, o número de equipes do programa para nove; a que fator a prefeitura atribui o fato de o Qualist ter registrado, no ano passado, o menor número de atendimentos dos últimos anos; quantos pacientes são atendidos, atualmente, pelo programa.