Um jovem de 22 anos morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo durante tentativa de abordagem policial na rodovia BR-101, na altura do km 46,5, no bairro Ressaca, em Ubatuba, na noite de quinta-feira (12), por volta das 23h05.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
De acordo com informações registradas pela Polícia Militar, dois policiais avistaram o jovem caminhando pelo acostamento da rodovia em direção ao Rio de Janeiro. Ele trajava roupas consideradas incompatíveis com a alta temperatura do momento, o que chamou a atenção dos agentes.
Ao desembarcarem da viatura e ordenarem a abordagem, o suspeito teria levado as mãos à cintura, sacando um revólver calibre .38.
Tiros.
Diante dessa ação, um dos policiais efetuou dois disparos, enquanto o outro realizou um disparo. A vítima foi atingida e caiu ao chão, sendo constatado o óbito por uma equipe do Samu que chegou ao local pouco depois.
Durante a perícia técnica realizada no local, foram apreendidos um revólver calibre 38, municiado com cinco munições intactas. Três cápsulas de munição calibre .40 e uma pochete contendo um eppendorf com crack e outros cinco eppendorfs vazios.
Além disso, o corpo da vítima apresentava cinco perfurações de arma de fogo, sendo duas no tórax, uma na coxa direita, uma na nádega direita e uma nas costas, sendo estas últimas identificadas como possíveis saídas de projéteis.
A ocorrência foi registrada como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial. A autoridade policial determinou a apreensão das armas utilizadas pelos policiais, bem como da arma do suspeito, para realização de exames periciais.
Câmeras de monitoramento não foram localizadas nas proximidades, e os policiais envolvidos não utilizavam câmeras corporais no momento da ocorrência. Foi solicitada a realização de exames residuográficos nas mãos dos agentes para análise complementar.
A vítima era suspeita de envolvimento em um homicídio ocorrido na orla da Praia de Iperoig, também em Ubatuba, neste ano. As investigações seguem para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.
Mortes em confronto.
As polícias mataram 53 pessoas na RMVale durante o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que enfrenta pressão após onda de violência envolvendo policiais.
Do total de óbitos, 50 mortes ocorreram em confronto com policiais militares durante o serviço. Três vítimas foram mortas em ações com a Polícia Civil, sendo uma com o agente em serviço e duas na folga.
O biênio 2024-2023 já é um dos mais letais da série histórica da SSP mesmo faltando o quarto trimestre de 2024 na estatística oficial. A contagem da pasta começa em 2005.