SEM PREVISÃO

Moradores de SJC estão há mais de 24 horas sem energia

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Imagens cedidas/Fabiana Borsat
Preparativos para o Natal estão descongelando, com a falta de energia
Preparativos para o Natal estão descongelando, com a falta de energia

A forte chuva que atingiu São José dos Campos e o Vale do Paraíba no último sabado (21) deixou diversos bairros sem energia elétrica.

Entre os locais mais afetados está o bairro Vista Verde, onde os moradores relatam estão há mais de 24 horas sem fornecimento de energia e sem previsão para restabelecimento por parte da concessionária EDP.

A situação tem causado transtornos, principalmente para idosos e pessoas com comorbidades que necessitam de cuidados especiais. Moradores relatam que medicamentos como insulina estão estragando devido à falta de refrigeração, colocando em risco a saúde de quem depende desses produtos.

As ruas Uruguai e Peru, além de praças no entorno, como Nossa Senhora da Soledade e Aline Paes Akaiwa, continuam às escuras. Diversos protocolos de atendimento foram abertos pelos moradores junto à concessionária, mas até o momento, não houve solução.

A população local solicita um posicionamento mais rápido da EDP, visto que a demora afeta não apenas a saúde, mas também a rotina, incluindo os preparativos para o Natal que dependem  de refrigeração.

Em nota a EDP respondeu à nossa redação:

A EDP segue empenhada, atuando de forma ininterrupta com equipes reforçadas, por conta das fortes chuvas e ventos que atingiram o Vale do Paraíba neste final de semana.

No momento, cerca de 0,4% dos clientes da região estão com o fornecimento de energia impactado e os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre a rede elétrica, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.

Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, o Centro de Operações Integrado (COI) da EDP consegue executar, de forma remota, manobras na rede para reduzir o impacto aos clientes e em paralelo equipes de campo atuam com a priorização no atendimento a hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.

Parte dos trabalhos está sendo realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.

A concessionária reforça o alerta à população quanto à segurança, para que jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento.

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